Fernando Sousa

7 de abr de 20215 min

O que são células-tronco?

Atualizado: 23 de abr de 2022

São células que se diferenciam em outros tipos celulares do nosso organismo devido às suas características específicas desde o desenvolvimento embrionário, até a fase adulta do indivíduo. Elas apresentam grande potencial terapêutico no tratamento de várias doenças.

Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!

Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:

  • O que são células-tronco?

  • O que é a terapia celular?

  • Qual a função de uma célula-tronco no organismo?

  • Quais são os tipos de célula-tronco?

  • Como as células-tronco podem ser usadas?

  • Células-tronco na sala de aula

O que são células-tronco?

As células-tronco são células cuja propriedade fundamental é ser inicialmente indiferenciada ou com baixo nível de diferenciação, com a capacidade de se dividir e de se auto-replicar, gerando células idênticas, ou seja, células-mães que se dividem em células-filhas iguais.

Em virtude dessa propriedade, é possível que essas células sejam capazes de se diferenciar ou especializar em vários outros tipos celulares com funções e especialidades diferentes.

Devido a essas características, por meio da terapia celular, as células-tronco podem regenerar tecidos e órgãos que sofreram alguma lesão decorrente de alguma enfermidade.

Foto de: Fernando Vieira de Sousa (@potencialbiotico). Baseado em: RNTC - Rede Nacional de Terapia Celular - Home

O que é a terapia celular?

A terapia celular é uma prática terapêutica que consiste em se utilizar células autólogas (ou seja, células do próprio organismo), ou células alogênicas, (aquelas que são provenientes de algum doador) para o tratamento de alguma doença no paciente.

Lembrando que essas células são cultivadas inicialmente fora do organismo e aplicadas diretamente no alvo, reparando ou substituindo células de tecidos ou órgãos que foram lesionados recuperando, assim, sua função.

Que tal ter em suas mãos o passo a passo de como produzir as principais peças para o Instagram? Baixe o Manual prático para criar post, stories e reels no Canva 100% gratuito!

Qual é a função de uma célula-tronco no organismo?

Nosso corpo está em constante transformação, são inúmeras células se multiplicando de forma exponencial para que ocorra a renovação celular do nosso organismo de forma desejável, todo este processo é responsabilidade das células-tronco.

Algumas doenças têm sua origem diretamente relacionadas a alguma falha nessa renovação, comprometendo a função das células no indivíduo.

Quais são os tipos de células-tronco?

As células-tronco encontradas nos organismos humanos podem ser classificadas de diferentes maneiras: como células-tronco embrionárias ou como células-tronco adultas.

O que são células-tronco embrionárias?

As células-tronco embrionárias são aquelas que estão presentes no embrião e tem a capacidade de se diferenciar em todos os tipos celulares que constituem o corpo humano. Essas podem ser totipotentes ou pluripotentes.

Células-tronco totipotentes

As células-tronco totipotentes estão presentes no embrião recém-formado e desaparecem dias após a fertilização. Elas são capazes de se diferenciar e formar qualquer tipo de tecido do nosso organismo, incluindo o embrião, os anexos embrionários (estruturas formadas a partir dos folhetos germinativos que estão presentes durante o desenvolvimento do embrião) e a placenta.

Células-tronco pluripotentes

As células-tronco pluripotentes, por sua vez, estão presentes em um estágio embrionário seguinte ao das totipotentes. Essas células podem se diferenciar em quase todos os tipos de tecidos humanos, com exceção dos anexos embrionários e da placenta. Em razão disso, a cada vez que o embrião se desenvolve, sua capacidade de diferenciação diminui gradualmente, já que essa diferenciação é menor quando não ocorre nos anexos ou na placenta.

Um exemplo são as células-tronco hematopoiéticas, que são especializadas do tecido sanguíneo e do sistema imune, presentes principalmente no sangue do cordão umbilical e na medula óssea.

Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!

O que são células-tronco adultas?

Células-tronco adultas são encontradas em diversos órgãos e tecidos do indivíduo adulto, sendo localizadas em determinadas regiões que são essenciais para que possam se desenvolver. Dentre elas temos as multipotentes, oligopotentes e unipotentes.

Células-tronco multipotentes, oligopotentes e unipotentes

As células-tronco multipotentes podem se diferenciar em um número variado, porém limitado de outros tipos celulares, restritos ao tecido ou órgão em que se encontram.

As células-tronco oligopotentes podem se diferenciar em uma gama ainda menor de tecidos, e as células-tronco unipotentes diferenciam-se em apenas um tipo de tecido.

Como as células-tronco podem ser usadas?

Com o avanço cada vez maior da ciência, inúmeras pesquisas com células-tronco têm alcançado resultados positivos em relação ao seu potencial terapêutico para diversas doenças graves como a leucemia, doenças cardíacas, hematológicas, dentre outras.

Assim, é possível que em um futuro próximo, várias das enfermidades que hoje assolam a humanidade, sejam resolvidas por meio do emprego de células-tronco na terapia celular. Isso só é possível graças aos nossos cientistas que se dedicam intensamente às suas pesquisas em prol da ciência.

Células-tronco em sala de aula

Com base no texto pode-se realizar um debate ou uma roda de conversa sobre esse assunto. O professor também pode pedir um seminário sobre os tipos de células-tronco ou os tratamentos com elas .

Baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) abaixo estão as habilidades que podem ser trabalhadas nesse tema, para ajudar na preparação da aula. Por ser um assunto complexo, que necessita de um certo conhecimento anterior, recomendamos abordar este assunto no ensino médio para a melhor compreensão dos alunos.

Ensino médio:

(EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

(EM13CNT208) Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana.

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

(EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista

Se interessou pelo assunto? Consulte um dos nossos posts do Instagram que fala sobre a doação de medula óssea, um tecido rico em células-tronco hematopoiéticas.

Escrito por: Fernando Vieira de Sousa

Revisado por: Mateus Bispo

Referências bibliográficas:

Colter, D. C. et al. Identification of a subpopulation of rapidly self-renewing and multipotential adult stem cells in colonies of human marrow stromal cells. Proc Natl Acad Sci U S A. 2001 Jul 3;98(14):7841-5. doi: 10.1073/pnas.141221698. Epub 2001 Jun 26. PMID: 11427725; PMCID: PMC35429.

Pera, M. F. et al. Human embryonic stem cells. J Cell Sci. 2000 Jan; 113 (Pt 1):5-10. PMID: 10591620.

Priester, C. et al. Examining the Characteristics and Applications of Mesenchymal, Induced Pluripotent, and Embryonic Stem Cells for Tissue Engineering Approaches across the Germ Layers. Pharmaceuticals (Basel). 2020 Oct 26; 13(11):344. doi: 10.3390/ph13110344. PMID: 33114710; PMCID: PMC7692540.

Segura, D. C. A. et al. Células-tronco: as células capazes de gerar outros tipos de células. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v. 11, n. 2, p. 115-122, 2007. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1522/0. Acesso em: 04 abr. 2021.

Souza, V. F. et al. Células-tronco: uma breve revisão. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 2, n. 2, p. 251-256, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/4292/3154. Acesso em: 04 abr. 2021.

Wang, J. et al. Estudos proteômicos de células-tronco. 14 de julho de 2008 em: StemBook [Internet]. Cambridge (MA): Harvard Stem Cell Institute; 2008. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK27027/ doi: 10.3824 / stembook.1.4.1

Yu, J. et al. Pluripotent stem cell lines. Genes Dev. 2008 Aug 1; 22(15):1987-97. doi: 10.1101/gad.1689808. PMID: 18676805; PMCID: PMC2735345.

2735
14