top of page

Quais documentários de biologia devo assistir?

Atualizado: 19 de jan. de 2023

Neste texto preparamos para você uma lista de documentários sobre biologia para você se divertir e aprender ao mesmo tempo.

Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


Quer ler alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos links:


Os documentários de biologia nos deixam tão animados por mostrar a grandiosidade da natureza, mostrando bichos, plantas e nosso papel na Terra para a conservação da biodiversidade.


Existe alguma coisa melhor do que assistir a um documentário naquele tempo livre e ainda aprender biologia durante o processo?


E para você que é professor ou pretende ser, já fica a dica de quais documentários sobre biologia usar na sala de aula com seus alunos para contextualizar certos conteúdos.


Ah, todas as sextas, lá no nosso Instagram nós fazemos uma indicação cultural, seja ela, filmes, séries, documentários e livros. Você pode conferir no destaque PBCine.


Lista de documentários sobre a natureza:


1 - A Marcha dos Pinguins (2005)


Tema: ecologia, conservação, endemismo, acasalamento, cuidado parental.


Documentários sobre biologia: A marcha dos pinguins

Os pinguins são animais extremamente interessantes, não é mesmo? Este documentário fala sobre os hábitos reprodutivos dos pinguins imperadores. Mostra como os machos andam quilômetros, como se dá o cuidado parental do macho em relação ao ovo e demais aspectos da vida dos pinguins.


Sinopse do documentário:


“A cada inverno na Antártica, o local mais inabitável da Terra, milhares de pinguins imperadores abandonam a segurança do oceano e sobem para a terra congelada, na intenção de iniciar uma longa jornada rumo ao interior. Em fila indiana, os pinguins marcham para o terreno de reprodução tradicional da espécie. As fêmeas permanecem no local apenas o tempo necessário para a procriação, iniciando logo após sua viagem de retorno através de 200 quilômetros de gelo rumo ao mar cheio de peixes. Os imperadores machos permanecem para guardar e chocar os ovos. Após 4 meses, nos quais os machos nada comem, os ovos começam a se partir e os filhotes a nascer. Entretanto eles apenas conseguem sobreviver por 48 horas sem comida, dependendo do retorno dos imperadores fêmeas ao local, que precisam trazer comida do oceano.”



Confira o trailer:



Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!


2 - Planeta Bizarro (2020)


Tema: ciência e natureza, reprodução, animais fantásticos.


Documentários sobre biologia: A Terra à noite

Definitivamente o documentário sobre natureza mais engraçado de todos! É narrado pela Mãe Natureza com a fala cheia de memes, ironia e uma linguagem muito jovial. Tem uma temporada e doze episódios.


Sinopse do documentário:


“Esta divertida série sobre ciência, narrada pela Mãe Natureza e com um elenco composto por criatura peculiares, segue as vidas dos animais mais incríveis da Terra.”



Confira o trailer:



Você sabe a diferença entre gambá e cangambá? Para saber, leia nosso texto: O que é um gambá?


3 - Terra à Noite (2020)


Tema: Séries documentais, documentários sobre natureza e ecologia, ciência e natureza.


Documentários sobre biologia: Planeta Bizarro

São seis episódios de cerca de 50 minutos e documenta como é a vida selvagem à noite. Muito impressionante e diferente, porque normalmente os documentários mostram como tudo acontece de dia. Vale total para entender os hábitos dos seres vivos quando “a lua está no céu”.


Sinopse do documentário:


"A nova tecnologia desta série sobre a natureza levanta o véu da noite para revelar a vida oculta dos seres deste mundo, de leões caçando a morcegos voando."



Confira o trailer:



Escorpiões brilham no escuro?! Para saber mais confira nosso texto: O escorpião brilha no escuro?


4 - Oceanos de Plástico (2015)


Tema: Documentário sobre ciência, natureza e ecologia, impacto ambiental do plástico.


Documentários sobre biologia: Oceanos de Plástico

Documentário muito importante para entender o impacto ambiental do plástico. Ele tem a duração de uma hora e quarenta. Com toda certeza é aquele documentário que você vê e te faz refletir bastante sobre seus hábitos e como o homem contribui para este cenário do excesso de uso do plástico.


Sinopse do documentário:


"A Plastic Ocean Foundation é uma organização britânica cuja finalidade é a sugestão de soluções para o problema do lixo plástico no planeta. O documentário explora áreas atingidas por esse tipo de poluição evidenciando os danos à flora e à fauna."



Confira o trailer:



Já ouviu falar do termo "Amazônia Azul"? Para saber do que se trata, confira em nosso texto: O que é a Amazônia Azul?


5 - Nosso Planeta (2019)


Tema: Séries documentais sobre natureza.


Documentário sobre biologia: Nosso Planeta

É um documentário, que ainda está em lançamento, mas por enquanto tem oito episódios de 50 minutos. Ele é daqueles que mostra a grandiosidade da natureza e que ficamos muito chocados, sabe? E tem um toque sobre a importância da preservação ambiental.


Sinopse do documentário:


"Uma viagem por 50 países que mostra a diversidade de habitats ao redor do mundo. São imagens inéditas da vida selvagem, desde o Ártico, passando pelas selvas da América do Sul e pelas profundezas dos oceanos, até as paisagens africanas. O projeto mostra a importância de preservar o mundo natural."



Confira o trailer:



Veja mais sobre: filmes sobre biologia


Os documentários na sala de aula


Cada documentário atinge habilidades diferentes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), por conta disso não colocaremos as habilidades que podem ser atingidas. Mas a apresentação, recomendação desses documentários são importantes para complementar e contextualizar o conteúdo dado em sala de aula.

Pode ser reproduzido em sala de aula, recomendado pelo professor ou dado como trabalho/ lição de casa.

Toda sexta, lá no nosso Instagram, nós fazemos indicação seja de filmes, séries ou documentários. Bora conferir?


Escrito por: Júlia Quintaneiro

Revisado por: Camila Neves

2.541 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page