top of page

Quais aplicativos e sites usar para o ensino de genética?

Atualizado: 17 de abr. de 2022

O Ensino de Genética se torna muito mais interessante ao ser tratado de forma lúdica. Aplicativos e sites podem te auxiliar nesse processo. Professor, o Potencial Biótico preparou uma lista de jogos para ajudar na sua aula sobre genética. Vamos conferir?

Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


Basta clicar em um link para ir direto a parte que você deseja:


Lista de aplicativos e sites para ensino de genética:


1) Geneticats


Geneticats para ensino de genética
Imagem retirada do Play Store

Público: Ensino Médio

Disponível em: Play Store


Geneticats é um jogo que faz uma simulação da combinação genética entre gatos a fim de atingir objetivos determinados de acordo com os conceitos introduzidos em cada fase. Este jogo auxilia no ensino de genética principalmente sobre as leis de Mendel. O jogo foi desenvolvido em duas dimensões (2D) no motor de jogos Unity.


Para saber mais sobre o jogo clique aqui.


2) Division meiotica 3D


Division meiotica para ensino de genética
Imagem retirada da Play Store

Público: Ensino Médio

Disponível em: Aplicativo Play Store e Guia de atividades.


A “Division meiotica 3D” é um recurso tecnológico educacional composto por um aplicativo mobile e um guia de atividades, que orienta uma experiência de aprendizagem com realidade aumentada, permitindo ao usuário visualizar parte do mundo real através de um dispositivo tecnológico.


A célula em meiose, por exemplo, fica em 3D e fica muito interessante para os alunos visualizarem de modo a contribuir, e muito, para o ensino de genética! Confira o vídeo:


O aplicativo foi desenvolvido para ser usado com um dispositivo móvel, como Smartphone ou Tablet pelo Laboratório de Investigação e Inovação Tecnológica para o Ensino em Ciências da Universidade de La Serena.


Para saber mais sobre o jogo clique aqui.


Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!


3) DNA Double Helix

Jogo Dna Double Helix para ensino de genética
Imagem retirada do site do Prêmio Nobel

Público: Ensino Médio

Disponível em: Site do Prêmio Nobel.


O objetivo do jogo, inicialmente, é fazer cópias exatas de uma molécula de DNA de fita dupla, combinando corretamente os pares de bases de cada fita, o que é um conteúdo essencial para abordar no ensino de genética. Posteriormente a isso, o usuário deve então determinar a qual organismo o DNA pertence, de acordo com suas características. Toda esta ação é pontuada e para cada par de bases correto o usuário recebe um ponto.


Há outras ações que o usuário deve fazer para ganhar mais pontos no jogo, como por exemplo, não cometer erros de emparelhamento de bases, se selecionar o organismo certo, receberá 150 pontos de bônus e se você escolher o organismo errado, receberá uma multa de 20 pontos.


4) Simulador de Transcrição Concord


Simulador de Transcrição Concord para ensino de genética
Imagem retirada do site Concord

Público: Ensino Médio

Disponível em: Site do Concord.


Entender como a transcrição do DNA acontece é essencial para o ensino de genética. Este é um simulador interativo que explora como uma cópia de mRNA é feita a partir do DNA. Em cada etapa do processo o usuário precisa interagir, por exemplo, indicando quais são as bases complementares para a formação do mRNA.


Que tal ter em suas mãos o passo a passo de como produzir as principais peças para o Instagram? Baixe o Manual prático para criar post, stories e reels no Canva 100% gratuito!


5) Simulador de Tradução Concord


Simulação de tradução da Concord para ensino de genética
Imagem retirada do site da Concord

Público: Ensino Médio

Disponível em: Site do Concord.


Outro processo muito importante no ensino de genética é o processo de tradução. Nessa simulação o usuário tem a oportunidade de explorar como uma proteína é feita a partir de uma sequência de mRNA.


Na tradução, o mRNA deixa o núcleo e se liga a um ribossomo. Moléculas de RNA de transferência (tRNA) trazem aminoácidos para o ribossomo.


O tRNA emparelha-se com a sequência de nucleotídeos do mRNA de maneira complementar específica, garantindo a sequência de aminoácidos correta na proteína.


O mais interessante dessas simulações é que o usuário não apenas vê o processo acontecendo, mas executa os comandos, interage e participa ativamente do processo.


Na sala de aula


O professor pode utilizar os aplicativos e sites junto com os alunos durante a aula, indicando para baixarem o aplicativo em casa para utilizarem na sala de aula. O professor explica como funciona e dá liberdade para os alunos explorarem o aplicativo.


O professor pode somente recomendar os aplicativos e sites ao aluno que quiser utilizar em casa, de forma totalmente voluntária. Ou também utilizar no próprio celular e mostrar aos alunos, por projeção de tela, para eles terem uma melhor compreensão do processo.



Ensino médio:


(EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.


(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.


(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.


Quer ver mais conteúdos para suas aulas de biologia? Acesse nosso Instagram com muitos outros posts didáticos para você utilizar em sala de aula.


Escrito por: Júlia Quintaneiro

Revisado por: Camila Neves


Referências bibliográficas:


Arthur Madureira; João Gabriel Carvalho Coelho Cirne; Luan Silveira; João Andrade; Rodrigo Rocha; Ariadne Lima; Givanaldo Souza; Thayse da Silva Geneticats: Jogo Digital para Ensino de Genética. SBC – Proceedings of SBGames 2018 — ISSN: 2179-2259 Education Track – Short Papers


MLA style: "DNA - The Double Helix". Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014.Disponível em <http://educationalgames.nobelprize.org/educational/medicine/dna_double_helix/> Acesso em 07/12/2020.


Modeling Transcription by The Concord Consortium is licensed under CC-BY 4.0. Disponível em <https://learn.concord.org/resources/774/modeling-transcription> Acesso em 07/12/2020.


Modeling Translation

by The Concord Consortium is licensed under CC-BY 4.0. Disponível em <https://learn.concord.org/resources/775/modeling-translation> Acesso em 07/12/2020.

1.863 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page