top of page

Qual a importância do sono?

Atualizado: 29 de jun. de 2022

Você sabia que passamos, em média, 1/3 de nossas vidas dormindo? Muitas pessoas consideram essa quantidade toda de sono um grande desperdício de tempo, mas dormir é fundamental para a nossa sobrevivência e saúde. Confira aqui no artigo os motivos do ser humano precisar dormir, além de dicas para melhorar a qualidade do seu sono.

Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:


Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!



O que acontece durante o sono?


A temática do sono é representada nas artes e na mitologia desde a Antiguidade. Mas, somente no século XX, a ciência começou a compreender melhor a relação do cérebro com o sono. Graças a autópsias desse órgão e ao registro de ondas cerebrais pelo eletroencefalográfico (EEG), isto é, um aparelho que monitora a atividade do cérebro.


A regulação do ciclo sono-vigília ocorre pelos processos circadiano e homeostático:

  • Ritmo circadiano: sincroniza o sono com o período luminoso, pois um conjunto de neurônios do hipotálamo (região do cérebro) funciona como um relógio biológico.

  • Mecanismo homeostático: promove o acúmulo e a recuperação do sono.


Quais são as fases do sono?


O sono pode ser registrado pelo polissonográfico, um conjunto de equipamentos que monitora a movimentação ocular, a contração muscular e a atividade cerebral quando a pessoa está acordada e dormindo. A partir desses registros, os cientistas observaram que o sono é dividido em dois estados (sono NREM e sono REM).


O ciclo do sono se completa em 90 minutos e reinicia. Confira, a função de cada fase do sono e a importância de se dormir bem.


Sono NREM


O sono NREM também é conhecido como sono de ondas lentas, pois as ondas elétricas registradas pelo EEG são sincronizadas e demonstram baixa atividade cerebral. No período de 1 hora, o sono passa pelos quatros estágios do sono NREM, indo da fase de sonolência até o sono profundo. Nesse estado de sono, os sonhos são raros e têm sentido lógico.


Sono REM


O sono REM pode ser chamado de sono dessincronizado, pois o EEG registra um padrão da atividade cerebral semelhante ao da vigília (acordado), em que as ondas não são simultâneas. Esta fase do sono se caracteriza pelo “corpo mole” do indivíduo, com os músculos bem relaxados, pela movimentação rápida dos olhos e pela dificuldade de despertar.


Geralmente, o sono dessincronizado dura apenas meia hora em adultos. Apesar do tempo curto, é nessa fase que os sonhos são mais frequentes. Então, quando você acorda na fase do sono REM é comum lembrar com o que sonhou.


Qual a importância do sono?


Dormir é importante para a saúde, para o aprendizado e para a sanidade mental. Confira a seguir as funções do sono.


Limpar o cérebro


O sistema glinfático é uma rede de vasos, por onde passa um fluido, que limpa substâncias tóxicas e resíduos do sistema nervoso central. Durante o sono a desintoxicação do cérebro é mais intensa, ou seja, a passagem do fluido aumenta devido a dilatação dos espaços em torno dos vasos sanguíneos do cérebro.


O Alzheimer e mal de Parkinson (doenças neurodegenerativas) podem estar associados a problemas nesse processo de desintoxicação. Assim, notamos como essa função do sono é importante para a saúde.


Resgatar a energia


Durante o dia, nossos corpos gastam bastante energia, inclusive em repouso, para realizar as funções fisiológicas. A energia que as células do corpo utilizam é obtida pela quebra de moléculas de ATP (adenosina trifosfato). Na síntese do ATP é gerado “uma sobra”, denominada adenosina.


A adenosina é um neurotransmissor que reflete o esgotamento energético. No cérebro, ela vai se acumulando durante o dia e promove o sono NREM, causando a sensação de sonolência e cansaço. Mas, enquanto dormimos a adenosina é removida pelo sistema glinfático. Por isso, acordamos com energia para um novo dia!


Formar memórias


Uma boa noite de sono contribui na memorização dos aprendizados daquele dia. Enquanto dormimos, as diferentes áreas do cérebro (tronco encefálico, hipocampo, tálamo e córtex) fazem conexões, criando um neurocircuito, que resgata e consolida a memória.



Região do córtex, amídala, hippocampo e tronco encefálico.
Estruturas do cérebro. Fonte: Pixabay com adaptações


O sono NREM é bastante importante para formar memórias de curto prazo e transformá-las em memórias de longa duração. Já a fase do sono NREM, tem papel fundamental na consolidação de memórias das habilidades repetitivas, como por exemplo tocar violão. Assim, vemos a importância de se dormir bem.


Equilíbrio Psíquico


Provavelmente, você já ficou muito estressado e de mau humor enquanto sentia sono. Na verdade, isso é biologicamente esperado. Pois, quando ficamos impedidos de dormir, o nosso sistema límbico (responsável pelas emoções) fica mais reativo aos estímulos negativos.


Além disso, a relação próxima entre sono e a emoção pode ser observada na forma que, a maioria dos transtornos de humor, psiquiátricos ou neurológicos, alteram a qualidade e quantidade do sono dos pacientes. Portanto, cuidar do seu bem-estar também é função do sono.


Quanto tempo o ser humano precisa dormir?


A quantidade de horas necessárias de sono por dia pode mudar conforme a idade da pessoa, a cultura e os hábitos individuais.


Se você convive com pessoas de faixa etária diferente, já deve ter observado que a quantidade de horas de sono muda em cada fase da vida. Os bebês podem trocar o dia pela noite, mas dormem por quase 18 horas no total. Enquanto na infância, as crianças tendem a dormir duas vezes por dia, após o almoço e à noite, porque o sono é importante.

Na fase adulta, o tempo de sono ideal é entre 7 a 9 horas. Porém, muitas vezes a demanda de tarefas no cotidiano e o tempo gasto com as redes sociais não possibilitam as pessoas dormirem essa quantidade de tempo, nem com qualidade de sono. A privação do sono é muito prejudicial para a saúde, confira no vídeo abaixo o que acontece se não dormimos.

(O vídeo tem a opção de legenda em português).


O que posso fazer para melhorar a qualidade do meu sono?

  1. Estabelecer horários para dormir e para acordar.

  2. Escurecer o ambiente (desligar os aparelhos eletrônicos).

  3. Evitar uso de álcool e cafeína durante a tarde e à noite.

  4. Relaxar antes de deitar.


Portanto, esperamos que a partir de agora você valorize e consiga ter noites bem dormidas.


O sono na sala de aula


É muito importante esse assunto na sala de aula para conscientizar os alunos sobre o sono.


Segundo o periódico de Luiza Elena Leite Ribeira do Valle, a falta do sono além de afetar o humor, a atenção e a memória, também afetam a saúde da pessoa, e às vezes de forma grave.


Muitas vezes o aluno e a família não têm as informações necessárias para dar a importância necessária para uma ação tão importante e essencial na nossa vida. E além do aluno ter as informações, ele pode disseminá-las para sua família, conhecidos e amigos.

É importante também a conscientização sobre os distúrbios do sono, para que os alunos saibam identificar, caso algum tenha, e mostrar que esses distúrbios não são normais e que precisa de tratamento.


Sobre distúrbios, recomendamos o artigo de Luiza Elena Leite Ribeira do Valle: SONO E APRENDIZAGEM.


Não há habilidades na BNCC - Base Nacional Comum Curricular, que dizem exatamente sobre o sono, mas esse assunto pode ser muito bem encaixado em aulas sobre saúde e hábitos de vida.



Escrito por: Paloma Dune

Revisado por: Juliana Cuoco Badari


Quer saber mais? Visite nosso Instagram e consulte nossos posts.


Referências:

LENT, Roberto Cem Bilhões de Neurônios? Conceitos Fundamentais de Neurociência - 2ª edição. Atheneu, 2010.


Frank M.G.; Heller H.C. (2018) The Function(s) of Sleep. In: Landolt HP., Dijk DJ. (eds) Sleep-Wake Neurobiology and Pharmacology. Handbook of Experimental Pharmacology, v 253. Springer, Cham. doi.org/10.1007/164_2018_140.


ROCHA, P. M. B.; MOURA, RJ; AGUIAR, DC.. A influência do sono na cognição e emoção. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-99WF2K/1/a_influ_ncia_do_sono_na_mem_ria_e_emo__o.pdf


The benefits of a good night's sleep - Shai Marcu. Ted Ed. Disponível em: https://ed.ted.com/lessons/the-benefits-of-a-good-night-s-sleep-shai-marcu. Acesso em: 7 de abril de 2021.

What would happen if you didn’t sleep? - Claudia Aguirre. Ted Ed. Disponível em: https://ed.ted.com/lessons/what-would-happen-if-you-didn-t-sleep-claudia-aguirre. Acesso em: 7 de abril de 2021.

119 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Lucca Ortega
Lucca Ortega
Apr 13, 2021

Adorei o texto! 😸

Like
bottom of page