top of page

Tapetum lucidum: como os olhos dos animais brilham no escuro?

Atualizado: 1 de abr. de 2022

Algumas vezes à noite nós nos deparamos com um bichano, como um gato, que brilha os olhos no escuro. Isto tem relação com uma estrutura chamada tapetum lucidum que é uma camada de tecido localizado bem atrás da retina. Vamos descobrir neste texto o que é tapetum lucidum, como ele funciona e quais os tipos.

Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


Basta clicar em qualquer tópico e ir para a parte que você deseja:




O que é tapetum lucidum?


O brilho nos olhos de alguns animais quando iluminados por faróis de um carro, por exemplo, é provocado pela presença do tapetum lucidum. Tapetum lucidum é uma camada de tecido localizado bem atrás da retina. Fica na camada coróide do olho.


Como o tapetum lucidum faz os olhos parecem brilhantes?


Então, o tapetum lucidum age como um espelho refletindo a luz de volta para os fotorreceptores presentes na retina, fornecendo a essas células, sensíveis à luz, uma segunda oportunidade de estimulação. Isso aumenta a chance da luz ser absorvida por estas células.


Essa estrutura contribui para uma visão noturna melhor, sendo comum nos olhos de animais que vivem em ambientes com baixa iluminação ou ambientes aquáticos turvos.


Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!


Quais são os tipos de tapetum lucidum?


O tapetum lucidum pode ser celular ou fibroso.


  • Celular: formado por células e recebe o nome de tapetum cellulosum. Está presente nos carnívoros.

  • Fibroso: formado por fibras e recebe o nome de tapetum fibrosum. Está presente nos herbívoros.


O material reflexivo dentro do tapetum lucidum varia amplamente na composição química de espécie para espécie, e no caso da mesma espécie, difere pela idade.


Que tal ter em suas mãos o passo a passo de como produzir as principais peças para o Instagram? Baixe o Manual prático para criar post, stories e reels no Canva 100% gratuito!


Exemplo de animais que têm tapetum lucidum


Tapetum lucidum do tubarão


Os tubarões possuem um tapetum cellulosum formado por células que contém numerosos cristais de guanina (uma base nitrogenada). Elas vão agir como um espelho, refletindo a luz, de volta para a retina.


Tubarão
Fonte: Pixabay

Tapetum lucidum dos bovinos


O bovinos possuem um tapetum fibrosum, ou seja, formado por fibras. O material reflexivo desses animais é uma grande variedade de fibrilas de colágeno extracelulares dispostas em espessura variável.


As fibras de colágeno são proteínas estruturais, responsáveis pela rigidez, elasticidade e força de tensão dos tecidos.


Bovinos
Fonte: Pixabay


Abordando o tapetum lucidum na sala de aula


A descoberta do tapetum lucidum pode incentivar a curiosidade dos alunos para descobrir quais outros animais possuem essa película. Pode-se fazer um jogo de adivinhação com os alunos, para saber quais têm e quais não têm o tapetum lucidum e como o seu habitat e estilo de vida está relacionado com o tapetum lucidum.


Baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) abaixo estão as habilidades que podem ser trabalhadas nesse tema, para ajudar na preparação da aula.


Ensino fundamental:


(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.


(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.


Ensino médio:


(EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).


(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.



Quer saber mais sobre animais, biologia, meio ambiente e educação? Acesse nosso Instagram.



Escrito por: Gabriela Maia e Júlia Quintaneiro

Revisado por: Camila Neves


Referências Bibliográficas:


BRAEKEVELT, C. R. Fine Structure of the Feline Tapetum lucidum. Anat. Histol. Embryol. 19, 97-105 (1990) Paul Parey Scientific Publisher. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/j.1439-0264.1990.tb00892.x>. Acessado em: 11/11/2020.


POUGH, F. H..; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A Vida dos Vertebrados. Quarta Edição. Pearson Education, 2006.


TEIXEIRA NETO, Rachel Louise Autran Lourenço. Patologia do bulbo ocular de cães e gatos. 2015. viii, 87 f., il. Monografia (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: <https://bdm.unb.br/handle/10483/11428>. Acessado em: 11/11/2020.


ALINA, D. et al. Morphological aspect of tapetum lucidum at some domestic animals. Bulletin UASVM, Veterinary Medicine 65(2)/2008 pISSN 1843-5270; eISSN 1843-5378. Disponível em: <https://journals.usamvcluj.ro/index.php/veterinary/article/view/1584/1554>. Acessado em: 11/11/2020.

1.048 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page