top of page

Tem tubarões no Brasil?

Atualizado: 10 de jun. de 2021

Existem tubarões espalhados por todo o oceano e as praias brasileiras não são exceção. Ao longo de toda nossa costa encontramos várias das espécies que ocorrem em outros lugares do mundo e algumas que só vivem aqui no Brasil. Até então, se sabe que pelo menos 89 espécies de tubarão estão nas águas do Brasil, mas provavelmente são mais do que isso.


Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:




Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


Onde tem tubarão no Brasil?


Em todas as praias! Essa resposta pode chocar muita gente, mas é verdade. Tubarões ocorrem em todos os oceanos do mundo, desde a superfície até águas bem profundas, da costa perto da praia até o mar aberto. Sabendo disso, agora não é tão surpreendente pensar que temos tubarões em toda costa brasileira, não é mesmo?



O Brasil é um país muito grande, e com isso, as águas que banham as praias têm características diferentes dependendo de onde se está. Uma praia do Sul tem água gelada, enquanto uma praia do Nordeste costuma ter água quente. Os tubarões também percebem essas mudanças e cada espécie tem sua preferência.



Algumas espécies estão presentes em toda nossa costa, como o tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier). Já outras, ocorrem apenas em algumas regiões, como o cação-quati (Isogomphodon oxyrhynchus), que vive apenas na região Norte, e o cação-anjo (Squatina spp.), restrito às águas da região Sul.


Aliás, muitas partes da costa brasileira são utilizadas como local em que as fêmeas têm seus filhotes. Inclusive, os manguezais brasileiros são comumente locais mais seguros para os filhotes e com maior abundância de alimento disponível.


Espécies de tubarões no Brasil


Muitos tubarões são chamados popularmente de "cação", o que dá falsa impressão que há um número pequeno de tubarões no Brasil. Na verdade, o Brasil é um país com grande biodiversidade de tubarões, ou seja, tem muitas espécies de tubarão que ocorrem aqui. Algumas, inclusive, vivem somente aqui no Brasil.



Um estudo realizado em 2014 constatou que, até então, existem 89 espécies diferentes de tubarões no Brasil! Do ano em que este estudo saiu, até o presente, se passaram 7 anos, então esse número deve ser ainda maior, já que ao longo dos anos vamos descobrindo mais espécies novas, como o tubarão-gato-brasileiro (Scyliorhinus cabofriensis) descoberto no Rio de Janeiro e descrito em 2016.


Lista de espécies de tubarões no Brasil:


Como vimos, temos quase 100 espécies de tubarões no Brasil e não cabe a este texto falar sobre todas elas. Vamos ver quais são algumas das espécies mais famosas que também ocorrem no Brasil?



Você pode ver a lista de todos os tubarões (assim como seus “parentes” raias e quimeras) do Brasil aqui nesta lista do ICMBio.



  • Tubarão-branco (Carcharodon carcharias):


A espécie do Bruce do filme “Procurando Nemo”, pode ser considerada a espécie mais famosa de tubarão. Ocorrem por todo planeta (e por toda costa brasileira), mas principalmente em águas não tão quentes quanto as tropicais. Uma das maiores espécies entre os tubarões, o tubarão-branco costuma comer principalmente focas e os saltos que ele dá para capturar essas presas são sensacionais de se ver.



Um tubarão-branco pulando para fora d'água
Modificado de Unsplash

  • Tubarão-baleia (Rhincodon typus):


O maior peixe do mundo, o tubarão-baleia pode chegar a impressionantes 20 metros de comprimento. Com seu enorme tamanho e sua coloração característica de azul com pontos brancos fazem que ele seja fácil de se identificar.


Ele está presente por todo o globo, preferindo águas quentes, e pode aparecer em qualquer parte da nossa costa. É uma das 3 únicas espécies que se conhece de tubarão filtrador, que se alimenta filtrando o alimento na água que passa pela sua boa e brânquias.



Um tubarão-baleia em um tanque de aquário com várias pessoas olhando
Modificado de Unsplash


  • Tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier):


Conhecido por seu grande porte e pelas manchas escuras que lembram um padrão listrado, o tubarão-tigre não tem o apelido de “lata-de-lixo do mar” à toa. Ele come praticamente qualquer coisa que puder encontrar, já tendo sido encontradas até latas e uma placa de carro em seu estômago. Ele também tem ampla distribuição global e vivem por toda a nossa costa.



Um tubarão-tigre
Modificado de Unsplash


  • Tubarão-martelo (Sphyrna spp.):


Na verdade, quando falamos em tubarão-martelo, estamos nos referindo a um grupo inteiro de animais, que formam a família Sphyrnidae. As espécies dessa família se diferem em tamanho, hábitos e formato da cabeça.


Um tubarão-martelo-grande nadando em águas rasas com a barbatana dorsal para fora d'água
Tubarão-martelo-grande (Sphyrna mokarran). Modificado de Pixabay

A tradicional cabeça em forma de martelo desses tubarões facilita o sentido desses animais que captam campos elétricos de possíveis predadores ou presas. Temos 6 espécies de tubarões-martelo no Brasil, algumas ocorrendo ao longo de toda nossa costa, outras em regiões mais restritas.


Tipos de formato das cabeças dos diferentes tubarões-martelo do Brasil. (
Tipos de cabeças dos diferentes tubarões-martelo do Brasil. (Modificado de Szpilman, 2004).

Se quiser saber mais sobre tubarões e outros animais, confira também no site:



Escrito por: Eduardo Gastal

Revisado por: Nicolas Nathan dos Santos


Referências:


GADIG, O. B. F.. Tubarões da costa brasileira. 2001. Tese de Doutorado. Instituto de Biociências de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista.


ICMBIO - Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade. Chondrichthyes - Tubarões, Arraias e Quimeras. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/estado-de-conservacao/2746-chondrichthyes-tubaroes-arraias-e-quimeras Acesso em: 14 de abril de 2021.


ROSA, R. S.;GADIG, O. B. F. (2014). Conhecimento da diversidade dos Chondrichthyes marinhos no Brasil: a contribuição de José Lima de Figueiredo. Arquivos De Zoologia, 45(esp), 89-104. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7793.v45iespp89-104 Acesso em: 14 de abril de 2021.


SZPILMAN, M. Tubarões no Brasil: Guia prático de identificação. 1 ed. Rio de Janeiro: Aqualittera, 2004.


The IUCN Red List of Threatened Species. Disponível em: https://www.iucnredlist.org/ Acesso em: 14 de abril de 2021.




554 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page