Talvez o título faça você pensar que escreverei sobre como os tubarões têm sentimentos haha Porém, o post é sobre como é a percepção mecânica, visual, olfativa dos tubarões.
Percepção mecânica: através de um órgão chamado sistema da linha lateral que percebe a vibração sensorial da mecanorrecepção. Fazem a detecção de vibrações, como por exemplo a movimentação de um peixe em agonia.
Como funciona: água entra através de poros na escama, atinge a epiderme que contém células sensoriais, essas células se ligam ao nervo da linha lateral e quando excitadas enviam estímulos para o SNC.
1) A água entra através de poros nas escamas, atinge a epiderme que contém células sensoriais chamadas célula pilosa que são recobertas por um gel chamado cúpula.
2) A água movimenta a cúpula, que faz com que os prolongamentos dessa célula se inclinem.
3) Quando esses prolongamentos se inclinam eles exercitam a célula, que está ligada à neurônios que se conectam ao nervo da linha lateral, levando informações sensoriais até o sistema nervoso central.
📷
Adaptado de: http://fisicaebiologia.blogspot.com/2010/05/linha-lateral.html. Acesso em 15 de abril de 2019.
Ampolas de Lorenzini
O que são: eletrorreceptores encontrados na pele do focinho de Chondrichthyes.
Função: detectar campos elétricos. Todo ser vivo gera campo elétrico, portanto é útil captar tal coisa.
Como funciona: o canal que conecta o receptor ao poro da superfície é preenchido por um gel condutor de eletricidade. Já que o canal se estende por alguma distância abaixo da epiderme, a célula sensorial pode detectar uma diferença de potencial elétrico entre o tecido no qual ela se encontra e a distância da abertura do poro.
Olfação: Alguns tubarões respondem a compostos químicos em concentrações muito baixas, menores que uma parte por 10 bilhões!
Sabia que o formato da cabeça do tubarão martelo pode aumentar a capacidade de direcionamento do seu aparato olfatório?
Percepção visual: Consegue enxergar mesmo com pouca luz devido a uma estrutura chamada tapetum lucidum. Possui células com numerosos cristais de guanina, em forma de placa, localizados bem atrás da retina. As células que contêm os cristais agem como um espelho, refletindo a luz, de volta para a retina, aumentando a chance da luz ser absorvida. Além disso, a retina é rica em bastonetes.
📷
Tapetum lucidum de uma vaca.
Retirada de: http://plotfiftyfive.blogspot.com/2012/05/cow-eye-dissection.html. Acesso em 15 de abril de 2019.
Mas e quando está muito claro?
Quem ajuda é a melanina (células que contêm o pigmento escuro). Elas expandem sobre a superfície refletora para absorver a luz que atravessa a retina.
Referência bibliográfica
Pough, J. H.; C. M. Janis; J. B. Heiser.2008. A vida dos Vvertebrados. 4ª ed. São Paulo, Atheneu.