Na Formação Taciba, importante unidade litoestratigráfica Eopermiana do Grupo Itararé, localizada no município de Doutor Pedrinho, Estado de Santa Catarina, e caracterizada pelo predomínio de arenito, diamictito e fácies heterolíticas, é possível descobrir pistas sobre um passado distante da Terra:
Os icnofósseis Megaichnus, que consistem em túneis e salões escavados, evidenciam a atividade biológica dos mamíferos que habitaram o planeta há milênios, os Folivora (Megaichnus major) - grupo das conhecidas preguiças gigantes - e Cingulata (Megaichnus minor) - os atuais tatus - que viveram durante os períodos Plioceno e Pleistoceno, compreendidos entre 2,588 milhões e 11,7 mil anos atrás.
A maioria dos Megaichnus está concentrada na região Sul do Brasil, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Alguns vestígios também foram encontrados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. Desvendar os segredos desses icnofósseis nos permite viajar para o passado e entender como criaturas como as preguiças gigantes, gliptodontes, tatus gigantes e tatus atuais deixaram sua marca na Terra. As paleotocas, que são evidências da vida preservadas ao longo do tempo, são verdadeiros tesouros geológicos que nos permitem apreciar a complexidade da vida que já existiu em nosso planeta.
Esses icnofósseis foram esculpidos em saprolitos, que são corpos rochosos soltos e desintegrados no ambiente devido à ação do tempo. Esses saprolitos incluem uma variedade de rochas, como granitos, basaltos, metadiamictitos, metacalcários, siltitos, arenitos e conglomerados. A datação precisa desses icnofósseis tem sido desafiadora, pois nem sempre coincide com a idade das rochas onde estão presentes. No entanto, cientistas na Argentina conseguiram datar Megaichnus pliocênicos em aproximadamente 3 milhões de anos, enquanto no Brasil alguns desses icnofósseis foram associados ao Pleistoceno com cerca de 325 mil anos.
Para tornar esse tesouro paleontológico acessível globalmente, um grupo de cientistas desenvolveu um aplicativo de Realidade Virtual (RV) disponível para smartphones Android com giroscópio e óculos de RV. Esse aplicativo permite explorar virtualmente o interior das paleotocas, percorrendo seus túneis elípticos, galerias transversais e crotovinas (paleotoca preenchidas por sedimentos). Os Modelos Digitais Tridimensionais não apenas preservam digitalmente as paleotocas, mas também desempenham um papel importante na divulgação científica e educacional.
Através do site Sketchfab é possível visualizar dois modelos da paleotoca: o túnel E (GoPro) em https://skfb.ly/6RYyn e túnel E (Nikon D60) em https://skfb.ly/ooprJ. O aplicativo de RV pode ser baixado em https://archive.org/details/paleotoca-doutor-pedrinho-go-pro para embarcar em uma jornada única para explorar as emaranhadas escavações deixadas pelas preguiças gigantes. Essa tecnologia avançada não apenas preserva digitalmente esses registros fósseis, mas também democratiza o acesso ao conhecimento paleontológico. A preservação digital e a disseminação do conhecimento são os fundamentos desse estudo, proporcionando uma oportunidade única para cientistas, estudantes e entusiastas explorarem as paleotocas das preguiças gigantes do pleistoceno. Embarque nessa jornada virtual para desvendar os mistérios do passado e se conectar com as maravilhas que a Terra já abrigou.
Audi, C., Meyer, D., Tan Tjui-Yeuw, Kleber Barrionuevo Baraldo, Jesica Daniela Fey, Natalie Fernandes Spanghero, Marcelo Schereiber Munhoz, Júlio, B., & Francisco Sekiguchi Buchmann. (2022). Fotogrametria de um icnofóssil escavado por preguiças-gigantes (Megaichnus major). Revista Brasileira De Paleontologia, v. 25, n. 3, p. 208–218, 26 nov. 2022. Doi: 10.4072/rbp.2022.3.04. Disponível em: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/306/125. Acessado em: 08/11/2023
Imagem: Captura gerada através do modelo de Realidade Vitural gerado no site Sketchfab: Paleotoca de Doutor Pedrinho (SC). Modelo digital tridiensional do Túnel E. Disponível em: https://sketchfab.com/3d-models/paleotoca-3d-727a5400ce29415a94757eb06bfeebcd