Glossário de
Biologia
Glossário com termos da biologia para você poder consultar e usar.
Cnidária
Referências bibliográficas
Cnidária é um Filo de animais invertebrados que apresentam como principal característica: células chamadas cnidócitos, as quais podem conterorganelas urticantes (os nematocistos).
Exemplos de cnidários: águas-vivas, medusas, corais, hidras, caravelas, anêmonas-do-mar.
HICKMAN JR, Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. RJ: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2012.
Cnidócito
Referências bibliográficas
Célula modificada presente em animais do filo Cnidária. Estas células apresentam uma estrutura chamada cnida que libera uma substância urticante quando ativada. Os cnidócitos ajudam o animal a caçar e se proteger. Águas-vivas, caravelas, medusas, anêmonas e hidras são alguns dos animais que apresentam cnidócito. Um cnidócito que apresenta sua cnida em desenvolvimento é denominado cnidoblasto.
HICKMAN JR, Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2012.
Coagulação
Referências bibliográficas
Na medicina o termo se refere a coagulação sanguínea. Este processo consiste na transformação do sangue líquido num gel sólido (chamado de coágulo sanguíneo ou trombo), com o objetivo de se parar uma hemorragia. A coagulação sanguínea ocorre através de uma sequência complexa de reações químicas, que envolve várias proteínas e enzimas.
Na química e na culinária a coagulação se refere ao processo na qual uma proteína sofre uma mudança em sua estrutura: de uma forma líquida para sólida ou para um líquido mais espesso. Essa mudança estrutural é irreversível e pode ser provocada por vários fatores, como por exemplo: o calor, ação mecânica, mudanças no pH ou ação enzimática. A coagulação proteica pode ser vista, por exemplo, quando se aquece o leite e uma película (popularmente chamada de nata) se forma sobre sua superfície.
CURI, Rui; PROCOPIO, Joaquim. Fisiologia Básica. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2009.
IFST. Protein: coagulation. Disponível em: <https://www.ifst.org/lovefoodlovescience/resources/protein-coagulation>. Acesso em 06 de março de 2023.
Cognição
Referências bibliográficas
“Termo geralmente utilizado quando nos referimos ao conhecimento, ou acúmulo de informações adquiridas através do processo de aprendizagem, tanto de forma científica quanto empírica. A cognição é a habilidade de processar diferentes informações através de estímulos recebidos de sentidos diversos como sonoros, luminosos, táteis e químicos, ou seja, através da percepção, incluindo diferentes processos como atenção, memória, raciocínio, linguagem, aprendizagem entre outros. Esses conhecimentos adquiridos permitem integrar todas as informações analisá-las e interpretá-las, ou seja, assimilar essas informações processando-as de forma que sejam convertidas em conhecimento”.
MOREIRA, Diego. M. Cognição. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/psicologia/cognicao/>. Acesso em: 11 de julho de 2021.
Colônia
Referências bibliográficas
Relação ecológica harmônica intraespecífica (dentro da mesma espécie) onde: há o “agrupamento de indivíduos de uma mesma espécie que só sobrevivem em conjunto”. Exemplos de alguns organismos coloniais: coral, caravela-portuguesa, musgo e algumas espécies de bactérias.
LIMA, Eudes F.; DA SILVA FILHO, Jeremias P.; ARAÚJO, Aryane F. S. Dicionário de termos usados em ecologia. Parnaíba, 2016. Disponível em: <https://www.ufpi.br/images/Dicion%C3%A1rio_de_Termos_Usados_em_Ecologia.pdf>. Acesso em 13 de maio de 2021.
Combustível fóssil
Referências bibliográficas
Os combustíveis fósseis são recursos energéticos que se originaram da “decomposição lenta dos seres vivos animais e vegetais ao longo de milhares ou milhões de anos”. “Esses restos de matéria orgânica foram sendo soterrados nas camadas mais profundas da crosta terrestre sendo submetidos à ação de microrganismos, pressão e calor”. Temos três tipos de combustíveis fosseis, são eles: petróleo, gás natural e carvão mineral.
FOGAÇA, Jennifer R. V. Combustíveis Fósseis. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/combustiveis-fosseis.htm>. Acesso em 29 de setembro de 2021.
Comensalismo
Referências bibliográficas
Relação ecológica interespecífica (entre espécies diferentes) em que um dos indivíduos vive junto, ou sobre o outro, e é beneficiado (com restos de alimentos) sem afetar negativamente ou positivamente o hospedeiro. Exemplos: rêmoras e tubarões; anêmona-do-mar e peixe-palhaço.
1) LIMA, Eudes F.; DA SILVA FILHO, Jeremias P.; ARAÚJO, Aryane F. S. Dicionário de termos usados em ecologia. Parnaíba, 2016. Disponível em: <https://www.ufpi.br/images/Dicion%C3%A1rio_de_Termos_Usados_em_Ecologia.pdf>. Acesso em 13 de maio de 2021. 2) HICKMAN JR, Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2012.
Compostagem
Referências bibliográficas
Técnica usada para reciclagem de resíduos orgânicos (matéria orgânica), onde o mesmo é decomposto pela ação dos decompositores em composto orgânico (adubo natural). A compostagem é feita em composteiras, e quando minhocas são adicionadas ao processo ela é chamada de vermicompostagem.
EMBRAPA. Compostagem de resíduos orgânicos para uso na agricultura. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/129/compostagem-de-residuos-organicos-para-uso-na-agricultura>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.
Comunidade
Referências bibliográficas
Na Ecologia, “termo geral que é aplicado ao conjunto de populações que desenvolvem seu nicho em um habitat. Uma associação de populações que interagem, geralmente definida simultaneamente de forma organizada”. O termo comunidade é sinônimo de taxocenose. Exemplos: comunidade de peixes do Rio Negro; comunidades de plantas do Cerrado; comunidade de invertebrados da cidade de São Paulo; comunidade de microrganismos da flora intestinal de humanos; comunidade de organismos do manguezal; a flora da Amazônia; a fauna da Austrália.
LIMA, Eudes F.; DA SILVA FILHO, Jeremias P.; ARAÚJO, Aryane F. S. Dicionário de termos usados em ecologia. Parnaíba, 2016. Disponível em: <https://www.ufpi.br/images/Dicion%C3%A1rio_de_Termos_Usados_em_Ecologia.pdf>. Acesso em 13 de maio de 2021.
Congênito
Referências bibliográficas
Característica ou peculiaridade adquirida por um individuo durante a gestação ou no momento de seu nascimento. Podendo ser uma doença, síndrome, má-formação ou sinal de nascimento.
DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESA. Congênito. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/cong%C3%A9nito>. Acesso em 31 de janeiro de 2022.
Responsáveis pelo glossário

Juliana Badari
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Mateus
Bispo
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Júlia
Quintaneiro
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Nicolas
Nathan
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.






