Glossário de
Biologia
Glossário com termos da biologia para você poder consultar e usar.
Célula somática
Referências bibliográficas
"Toda célula de um organismo multicelular é chamada de célula somática, exceto os gametas. Dessa forma, as células somáticas representam todas as células do corpo que possuem o conjunto gênico completo, ditas diploides. Assim, de um modo geral, em organismos multicelulares é possível identificar dois tipos celulares distintos: as células somáticas e as reprodutoras, chamadas gametas."
SOARES, Nayane P. Célula somática. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/biologia/celula-somatica/>. Acesso em 13 de maio de 2021.
Célula-tronco
Referências bibliográficas
Células-tronco são células com capacidade de autorrenovação e de diferenciação em diversas categorias funcionais de células. Ou seja, as células-tronco têm capacidade de se dividir e se transformar em outros tipos de células. Elas podem ser programadas para desenvolver funções específicas, uma vez que se encontram em um estágio em que ainda não estão totalmente especializadas”.
“São tipos de células que podem se diferenciar em células com funções muito especializadas, constituindo diferentes tipos de tecidos do corpo. Em termos práticos, podemos afirmar que células-tronco são células que têm o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de doenças como câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e doenças degenerativas e cardíacas”.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Células-tronco. Biblioteca Virtual em Saúde. 2008. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/celulas-tronco/ >. Acesso em 10 de agosto de 2022. RNTC - Rede Nacional de Terapia Celular. O que são células-tronco?. Disponível em: <http://www.rntc.org.br/ceacutelulas-tronco.html>. Acesso em 10 de agosto de 2022.
Cópula
Referências bibliográficas
A cópula ou acasalamento, refere-se a união de indivíduos macho e fêmea de uma mesma espécie animal, em que há a junção de gametas para a reprodução e geração de descendentes.
ALVES, M.L.M.; LEITÃO-DE-ARAÚJO, M.; WITT, A.A. Aspectos da biologia reprodutiva de Bothrops jararaca em cativeiro (Serpentes: Viperidae). Inheringia, Sér. Zool., Porto Alegre, v. 89, p. 187-192, 2000.
DNA
Referências bibliográficas
O ácido desoxirribonucleico ou DNA é uma molécula presente nas células de todos os organismos vivos e contém as informações genéticas (genes) dos organismos. O DNA também é encontrado em alguns tipos de vírus. O DNA também é responsável por coordenar o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos, e pela transmissão da informação genética de uma geração para a outra. Possui a capacidade de se autorreplicar e de determinar a síntese de RNA (ácido ribonucleico). Sua estrutura é constituída por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice).
1) RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 7. ed. RJ: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2011. 2) HICKMAN JR, Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2012.
Decomposição
Referências bibliográficas
A decomposição é um processo realizado por organismos denominados decompositores que promovem a degradação da matéria orgânica e a liberação de nutrientes ao meio. Nesse processo há a quebra de moléculas orgânicas em formas mais simples ou inorgânicas.
LIMA, Eudes F.; DA SILVA FILHO, Jeremias P.; ARAÚJO, Aryane F. S. Dicionário de termos usados em ecologia. Parnaíba, 2016. Disponível em: <https://www.ufpi.br/images/Dicion%C3%A1rio_de_Termos_Usados_em_Ecologia.pdf>. Acesso em 13 de maio de 2021.
Desenvolvimento direto
Referências bibliográficas
Um animal com desenvolvimento direto e aquele no qual, ao nascer, o se assemelha a um indivíduo adulto de sua espécie e apresenta sempre a mesma organização corpórea, isto é, o jovem apenas cresce e desenvolve-se até chegar à fase adulta, não sofrendo nenhuma modificação extrema (como metamorfose). Mamíferos, aves e répteis são exemplos de animais com desenvolvimento direto.
DOS SANTOS, Vanessa S. Desenvolvimento direto e indireto. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/desenvolvimento-direto-indireto.htm>. Acesso em: 31 de janeiro de 2022.
Dioico
Referências bibliográficas
Espécies dioicas (ou unissexuais) são aquelas que apresentam os elementos (estruturas e órgãos) masculinos e femininos em diferentes indivíduos. Exemplos: humanos (mulheres e homens), leões, pássaros, peixes, elefantes, baleias, sapos, formigas, cicas (sagu-de-jardim).
1) RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 7. ed. RJ: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2011. 2) HICKMAN JR, Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. RJ: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2012.
Disco intervertebral
Referências bibliográficas
Os discos intervertebrais são estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre as vértebras e amortecer o impacto. Eles funcionam como pontos de apoio prevenindo o desgaste do osso das vértebras no decorrer dos movimentos da coluna vertebral (espinhal), e absorvem as pressões, como se fossem almofadas, protegendo as vértebras contra impactos.
VARELLA, Dráuzio. Hérnia de disco. 2015. Biblioteca Virtual em Saúde - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/hernia-de-disco/>. Acesso em: 11 de julho de 2021.
Doença autoimune
Referências bibliográficas
“As doenças autoimunes são um grupo de doenças distintas que têm como origem o fato do sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o nosso corpo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las”.
Resumidamente, “o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é “original de fábrica”, levando à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo”.
Exemplos de doenças autoimunes: Doença celíaca, Artrite reumatoide, Esclerose múltipla (EM), Diabetes tipo 1, Lúpus eritematoso sistêmico.
PINHEIRO, Pedro. Doenças autoimunes: causas, sintomas e tratamento. MD.Saúde. Disponível em: <https://www.mdsaude.com/doencas-autoimunes/doenca-autoimune/>. Acesso em 14 de maio de 2021.
EPI
Referências bibliográficas
“Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na Norma Regulamentadora 6 (NR 6), da Portaria 3.214, considera-se Equipamento de Proteção Individual (EPI), todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”. Exemplos de EPI: luvas, máscaras, capacetes, óculos de proteção, viseiras, protetores auricular, botinas de segurança, aventais de segurança.
FIOCRUZ. Equipamento de Proteção Individual (EPI). Fiocruz. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/epi.html>. Acesso em: 3 de junho de 2021.
Responsáveis pelo glossário

Juliana Badari
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Mateus
Bispo
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Júlia
Quintaneiro
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Nicolas
Nathan
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.






