Uma publicação na Nature trouxe à luz da humanidade uma nova espécie de dinossauro, o qual é considerado o menor já catalogado até os dias atuais. O fóssil foi encontrado coberto pelo âmbar birmanês, resina de árvore petrificada, formado na cidade de Tanai no estado de Kachin, localizada na região norte do país Myanmar localidade bastante conhecida por outras descobertas de fósseis também envolvidos pelo mesmo tipo de âmbar.
Levando em consideração que muitos fósseis de dinossauros são encontrados em materiais líticos, rochas sedimentares, esse réptil pré-histórcico foi encontrado, de uma forma pouco comum para esse antigo grupo, dentro de um âmbar, resina de árvore petrificada, em uma pequena cidade chamada Tanai localizada no estado de Kachin, na região norte do país Myanmar.
O dinossauro foi registrado com o nome Oculudentavis khaungraaegen, segundo os pesquisadores, ao que tudo indica o O.khaungraaegen é considerado o menor dinossauro encontrado até os dias de hoje, à título de curiosidade antes do novo Oculudentavis o menor dinossauro catalogado era o beija-flor Mellisuga minima que ainda é vivente - sim, aves são dinossauros -.
Resumidamente, no gráfico ao lado é comparado o comprimento da órbita do olho e crânio do Oculudentavis (ele é o quadrado vermelho ) com outras aves existentes, 206 para ser mais preciso. A escala do gráfico é logarítmica para facilita a visualização da comparação morfométricas e a partir também dessas mensurações, os pesquisadores concluíram que Oculudentavis khaungraaegen é a menor ave do grupo dos Terópodes já catalogada até a data da publicação do trabalho -Para informações completas sobre o gráfico sugiro
a leitura do artigo.
Além disso, vale informar que, o âmbar que conservou o Oculudentavis khaungraaegen é conhecido como âmbar birmanês, o qual é muito conhecido no mundo da paleontologia, graças a outras descobertas também ligadas ao passado longínquo da Terra. Essa resina fóssil é de origem da região de Tanai, cidade localizada no estado de Kachin, onde existem diversas minas de âmbar, as quais possuem mineradores com o regime trabalhista bastante criticado por ONGs defensora dos direitos humanos. Além desse problema, há também o conflito armado entre o Governo de Myanmar e povos do estado de Kachin, essa guerra civil é financiada, também, pelo lucro da venda legal e ilegal do âmbar birmanês.
Referências:
Xing, L., O’Connor, J. K., Schmitz, L., Chiappe, L. M., McKellar, R. C., Yi, Q., & Li, G. (2020). Hummingbird-sized dinosaur from the Cretaceous period of Myanmar. Nature, 579(7798), 245–249. https://doi.org/10.1038/s41586-020-2068-4
https://pt.wikipedia.org/wiki/Myanmar
https://en.wikipedia.org/wiki/Kachin_State