Um grupo de pesquisadores brasileiros encontraram o primeiro registro fóssil de um ovo amniótico na Bacia do Araripe, importante sítio paleontológico do Brasil que está localizado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. O grupo coordenado pela pesquisadora Dayanne Abreu, do departamento de Geologia da federal do Ceará, publicou seu achado no segundo semestre de 2020 na Revista Brasileira de Paleontologia.
Como foi ressaltado pelos pesquisadores, esse tipo de registro encontrado, um ovo amniótico, é potencialmente importante e carrega muitas informações sobre a evolução da reprodução dos vertebrados. Isso porque os ovos amnióticos são estruturas complexas e revolucionárias em termos evolutivos, já que apresentam uma vesícula com líquido que é responsável pela proteção do embrião contra eventuais avarias que ele pode sofrer quando exposto no meio ambiente. Esse também é um tipo raro de icnofóssil, que é o registro de atividade biológica, e a maioria que se tem catalogado no Brasil pertence aos dinossauros e foram encontrados na Bacia Bauru, outro ponto geológico importante.
No estudo divulgado, foram usadas diversas técnicas para identificação do ovo, que o grupo considerou como sendo de crocodilomorfa, superordem que engloba os atuais crocodilianos e outros parentes já extintos. A partir de outras análises, como a tomografia computadorizada, foi possível detectar algumas estruturas basais de embrião, indicando que esse deve ser o primeiro ovo fóssil com conteúdo embrionário de crocodilomorfa do mundo.
Esse tipo de achado é muito importante para elucidar a história evolutiva dos diversos seres vivos, animais e plantas, que temos hoje e seus antepassados. Encontrar esse tipo de informação no Brasil também é relevante, pois ajuda a contar a história paleontológica do país, esclarecendo que tipo de animais viviam por aqui a milhares de anos e como eles se comportavam.
REFERÊNCIAS
ABREU, D.; VIANA, M. S. S.; OLIVEIRA, P. V. de; VIANA, G. F.; NOJOSA, D. M. B. First record of an amniotic egg from the Romualdo Formation (Lower Cretaceous, Araripe Basin, Brazil). Revista Brasileira de Paleontologia, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 185- 193, 2020. DOI: 10.4072/rbp.2020.3.03. Disponível em: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/166