Bacia hidrográfica

“A expressão bacia hidrográfica é usada para denotar a área de captação natural da água de precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída.
“A bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso d’água é a área onde, devido ao relevo e geografia, a água da chuva escorre para um rio principal e seus afluentes. Desníveis dos terrenos orientam os cursos d’água e determinam a bacia hidrográfica, que se forma das áreas mais altas para as mais baixas. A área de uma bacia é separada das demais por um divisor de águas, uma formação do relevo, em geral a crista das elevações do terreno, que separa a rede de drenagem (captação da água da chuva) de uma e outra bacia. Pense na crista de um morro que divide a água da chuva para um lado e para o outro.” As principais bacias hidrográficas do Brasil são as do Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco.

Referências bibliográficas

1) DA PAZ, Adriano R. Hidrologia aplicada. Texto básico da Disciplina Ministrada na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, para o curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na unidade de Caxias do Sul, 2004. Disponível em: <http://www.ct.ufpb.br/~adrianorpaz/artigos/apostila_HIDROLOGIA_APLICADA_UERGS.pdf>. Acesso em: 29 de setembro de 2021. Acesso em: 29 de setembro de 2021. 2) ((O))ECO. O que é uma Bacia Hidrográfica. 2015. ((o))eco. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/29097-o-que-e-uma-bacia-hidrografica/>. Acesso em 29 de setembro de 2021.

Para saber mais

Veja o uso desse conceito em:

Quais as consequências das alterações climáticas no Brasil? Devemos nos preocupar!

Para compartilhar este conceito:

Copie o link do navegador ou através dos botões abaixo: