top of page

Glossário de

Biologia

Glossário com termos da biologia para você poder consultar e usar.

ATP

Referências bibliográficas

Adenosina trifosfato ou ATP é uma molécula constituída por um nucleotídeo composto pela base nitrogenada (adenina) ligada a um açúcar (ribose) e três fosfatos. Sendo que há grande quantidade de energia química armazenada nas três ligações dos fosfatos à molécula. Assim quando essas ligações químicas são rompidas pelo metabolismo celular, uma grande quantidade de energia é liberada e usada pela célula em suas atividades vitais. Resumidamente, a molécula de ATP é a fonte de energia usada pelas células dos organismos vivos. Não confundir ATP com ADP - adenosina difosfato (que apresenta apenas dois fosfatos).

JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2012.

Adipocítos

Referências bibliográficas

Constituem um tipo celular especializado no armazenamento de lipídeos (moléculas de gordura). Estão presentes no tecido adiposo, na região subcutânea da pele. Essas células contribuem com a regulação da temperatura corporal.

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 12ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2013.

Aerossol

Referências bibliográficas

Os aerossóis são uma “suspensão de partículas finíssimas sólidas ou, a maior parte das vezes, líquidas num gás”. Ou seja, são partículas em estado sólido ou líquido suspensas no ar ou em qualquer meio gasoso. Os espreis (como desodorantes, perfumes, tintas, medicamentos etc.) são geradores de aerossóis; a fumaça é outro tipo de aerossol.

DICIONÁRIO PRIBERAM. Aerossol. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/aerossol >. Acesso em 07 de outubro de 2022.

Alergia

Referências bibliográficas

“Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos susceptíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados”.Principais agentes que provocam alergia ou hipersensibilidade: ácaros; fungos; pelos de animais; polens de flores; alimentos; medicamentos; picadas de insetos entre outros.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Alergias. 2005. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/82alergias.html>. Acesso em 06 de junho de 2022.

Alzheimer

Referências bibliográficas

Alzheimer (ou Doença de Alzheimer ou Mal Alzheimer) é a “forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo (que controla a memória) e o córtex cerebral (essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato).”

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALZHEIMER; VARELLA, Dráuzio. Doença de Alzheimer. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. 2011. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-alzheimer-3/>. Acesso em 31 de janeiro de 2022.

Ambiente Bentônico

Referências bibliográficas

O ambiente bentônico, é a área de sedimentação, inconsolidada ou consolidada, que se estende desde a região supralitoral de praias e costões rochosos, até fossas abissais com mai de 12 mil metro de profundidade. Os organismos bentônicos, que habitam esse ambiente são chamados de bentos e vivem em íntima associação com o fundo do mar. Os organismos bentônicos possuem uma grande importância para os ecossistemas marinho, garantindo a disponibilidade de oxigênio e nutrientes, realizando a decomposição da matéria orgânica, além de participarem ativamente da cadeia alimentar. Esses organismos também são utilizados como bioindicadores ambientais.

LAVRADO, H. P. et al. 10 - Comunidades bentônicas dos substratos inconsolidados da plataforma e talude continental da Bacia de Campos: uma visão integrada entre seus componentes e suas relações com o ambiente. In: Ambiente Bentônico: Caracterização Ambiental Regional da Bacia de Campos, Atlântico Sudoeste. [s.l.] Elsevier Editora ltda., p. 307–352. 2017.

Amido

Referências bibliográficas

“O amido é considerado um polímero natural, pois ele é um polissacarídeo, ou seja, é uma grande molécula de carboidrato formado pela união sucessiva de várias moléculas de α-glicose. O amido é a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas e, por isso, está presente em raízes, frutos, tubérculos e sementes. Entre as principais fontes de amido na alimentação estão batatas, ervilhas, feijões, arroz, milho e trigo.”

FOGAÇA, Jennifer R. V. Amido. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/amido.htm>. Acesso em 19 de maio de 2021.

Aminoácido

Referências bibliográficas

“Ácidos orgânicos contendo nitrogênio. São as unidades estruturais a partir das quais as moléculas de proteínas são formadas”.

RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 7. ed. RJ: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2011.

Anafilaxia

Referências bibliográficas

A anafilaxia, também conhecida por choque anafilático, consiste numa reação alérgica grave, que pode ser fatal se não for tratada rapidamente. Esta reação é desencadeada pelo próprio organismo quando existe reação a algum tipo de alergênico, que pode ser um alimento, medicamento, veneno de um animal, substância química ou um material (como látex). A reação anafilática inicia-se rapidamente, podendo desenvolver-se em poucos minutos ou algumas horas, levando ao surgimento de sintomas como diminuição da pressão arterial, inchaço dos lábios, boca e dificuldade para respirar.

BEZERRA, Clarisse. Anafilaxia: o que é, principais sintomas e tratamento. Tua Saúde. 2020. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia/>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.

Anemocoria

Referências bibliográficas

Dispersão de sementes realizada pala ação do vento, ou seja, o vento carrega as sementes dos frutos até determinado local. Exemplo de plantas anemocóricas: dente-de-leão, pau-brasil, jacarandá, ipê, grama.

VAN DER PIJL, L. Principles of dispersal in higher plants. Berlin: Springer, 1972.

Responsáveis pelo glossário

Ju%20Badari_edited.jpg

Juliana Badari

I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Mateus Bispo.jpeg

Mateus
Bispo

I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Nicolas Nathan.jpeg

Júlia
Quintaneiro

I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

IMG_20201004_121422133.jpg

Nicolas 
Nathan

I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

bottom of page