top of page

Como funciona um coração artificial?

Atualizado: 5 de abr. de 2022

O coração artificial é um dispositivo que ajuda na circulação sanguínea. Ele pode ser usado durante a espera de um transplante, no processo de recuperação do paciente pós-operatório e, até mesmo, de forma definitiva. Como será que ele funciona?

Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:

Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


Como funciona o coração humano?

O coração é um órgão formado por quatro câmaras (2 átrios e 2 ventrículos) que atua como uma bomba contrátil-propulsora do sistema circulatório, ou seja, tem a capacidade de contrair a musculatura e impulsionar o sangue para os pulmões (circulação pulmonar) e para os demais tecidos do corpo (circulação sistêmica).


Modelo de um coração humano por dentro
Coração humano por dentro

Quando consideramos a função do coração, podemos dizer que ele funciona como duas bombas distintas. Em que cada uma é composta por um átrio e um ventrículo, separados por valvas (estruturas que garantem o fluxo sanguíneo numa única direção).

  • A bomba direita recebe sangue desoxigenado pelas veias cava e impulsiona para os pulmões (circulação pulmonar).

  • A bomba esquerda recebe o sangue oxigenado pelas veias pulmonares e após a contração do ventrículo o sangue é liberado pela aorta (circulação sistêmica).

Porém, existem diversas patologias, isto é, doenças que atrapalham o desempenho do coração ao bombear sangue, como, por exemplo, a Insuficiência Cardíaca.


Que tal ter em suas mãos o passo a passo de como produzir as principais peças para o Instagram? Baixe o Manual prático para criar post, stories e reels no Canva 100% gratuito!

O que é Insuficiência Cardíaca?

A insuficiência cardíaca (IC) é um problema na capacidade do coração em impulsionar sangue em quantidade adequada para os tecidos. Geralmente, esse prejuízo é marcado por uma alteração funcional do ventrículo esquerdo.

Como a insuficiência cardíaca atinge os brasileiros?

Entre tantas doenças que afetam o coração, a insuficiência cardíaca liderou o número de hospitalizações no SUS nos últimos dez anos.

Nos casos mais graves dessa doença, os pacientes precisam aguardar por um transplante de coração. Mas como a fila de espera costuma demorar, o coração artificial é usado como alternativa.

Como funciona o coração artificial?

O coração artificial total pode ser classificado de acordo com a sua posição em relação ao músculo cardíaco e ao paciente, pelo tempo de permanência e também pelo tipo de fluxo. Mas em resumo, o coração artificial funciona como um assistente mecânico do sistema circulatório.

Aqui, iremos destacar o tipo de assistente circulatório conhecido como bomba pulsátil.

No primeiro implante de coração artificial total realizado em humanos, em 1969, foi utilizado o modelo da bomba pulsátil. Esse modelo foi assim denominado por produzir um fluxo pulsátil unidirecional através de uma membrana e valvas cardíacas artificiais.


Entender os conceitos dentro da biologia são muito importantes para os alunos. Confira nosso glossário COMPLETO da biologia com centenas de termos.

Como o coração artificial de fluxo pulsátil funciona?

O coração artificial é constituído por duas câmaras separadas por uma membrana. Essa membrana quando impulsionada, pela bomba pulsátil, controla a frequência dos batimentos de acordo com a sua movimentação.

Uma câmara é preenchida por ar comprimido, enquanto a outra é o espaço de circulação do sangue, o qual consegue entrar e sair através de duas válvulas (uma para cada direção, pois o coração é unidirecional).

Esse dispositivo pulsátil é implantado no ventrículo e se liga à artéria aorta por cânulas (são tubos abertos nas extremidades para circular sangue), além de estar conectado a um aparelho extracorpóreo responsável por gerar energia.


Por décadas esse tipo de dispositivo apresentou a desvantagem de reduzir a mobilidade dos pacientes, por ser um aparelho extracorpóreo, ou seja, por estar fora do corpo, além de ser muito grande e pesado. Mas com o avanço tecnológico e da medicina, foram desenvolvidos modelos mais efetivos, leves e menores.


Confira o funcionamento do coração artificial em um vídeo que separamos para você. É só clicar aqui.


Resumindo


O coração artificial atua como um assistente mecânico do sistema circulatório, funcionando como uma bomba mecânica, que ajuda e, até mesmo, substituí o(s) ventrículo(s) ao impulsionar o sangue.


Para você professor


Para auxiliar você professor a planejar sua aula, damos exemplos de habilidades que podem ser desenvolvidas com seus alunos baseadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a partir do uso deste texto como material de apoio.


Ensino Fundamental:


(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.


(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.


Ensino Médio:


(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.


Que tal conhecer mais sobre saúde? Visite os posts em nosso Instagram:



Escrito por: Paloma Dune

Revisado por: Juliana Badari


Referências:


KOEPEN, Bruce M. e STANTON, Bruce A. Berne e Levy: Fisiologia. 7ª Ed. Elsevier, 2017, 880 p.


Blog.bjcvs.org. Dispositivos de assistência Circulatória: passado, presente e futuro. Disponível em: Dispositivos de assistência circulatória: passado, presente e futuro. Acesso em: 25 mar de 2020.


Uebelhart, B. et al. . Coração Artificial e Dispositivos de Assistência Circulatória no Brasil e no Mundo. Sinergia, ISSN 2177-451X, v. 11, n.2, p. 151-155, 2010.

Oliveira G.M.M.O. et al. Estatística Cardiovascular-Brasil 2020. Arq Bras Cardiol, v.115, n.3, p. 308-439, 2020. doi: 10.36660/abc.20200812




424 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page