top of page

Como funciona um coração artificial?

Atualizado: 5 de abr. de 2022

O coração artificial é um dispositivo que ajuda na circulação sanguínea. Ele pode ser usado durante a espera de um transplante, no processo de recuperação do paciente pós-operatório e, até mesmo, de forma definitiva. Como será que ele funciona?

Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:

Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


Como funciona o coração humano?

O coração é um órgão formado por quatro câmaras (2 átrios e 2 ventrículos) que atua como uma bomba contrátil-propulsora do sistema circulatório, ou seja, tem a capacidade de contrair a musculatura e impulsionar o sangue para os pulmões (circulação pulmonar) e para os demais tecidos do corpo (circulação sistêmica).


Modelo de um coração humano por dentro
Coração humano por dentro

Quando consideramos a função do coração, podemos dizer que ele funciona como duas bombas distintas. Em que cada uma é composta por um átrio e um ventrículo, separados por valvas (estruturas que garantem o fluxo sanguíneo numa única direção).

  • A bomba direita recebe sangue desoxigenado pelas veias cava e impulsiona para os pulmões (circulação pulmonar).

  • A bomba esquerda recebe o sangue oxigenado pelas veias pulmonares e após a contração do ventrículo o sangue é liberado pela aorta (circulação sistêmica).

Porém, existem diversas patologias, isto é, doenças que atrapalham o desempenho do coração ao bombear sangue, como, por exemplo, a Insuficiência Cardíaca.


Que tal ter em suas mãos o passo a passo de como produzir as principais peças para o Instagram? Baixe o Manual prático para criar post, stories e reels no Canva 100% gratuito!

O que é Insuficiência Cardíaca?

A insuficiência cardíaca (IC) é um problema na capacidade do coração em impulsionar sangue em quantidade adequada para os tecidos. Geralmente, esse prejuízo é marcado por uma alteração funcional do ventrículo esquerdo.

Como a insuficiência cardíaca atinge os brasileiros?

Entre tantas doenças que afetam o coração, a insuficiência cardíaca liderou o número de hospitalizações no SUS nos últimos dez anos.

Nos casos mais graves dessa doença, os pacientes precisam aguardar por um transplante de coração. Mas como a fila de espera costuma demorar, o coração artificial é usado como alternativa.

Como funciona o coração artificial?

O coração artificial total pode ser classificado de acordo com a sua posição em relação ao músculo cardíaco e ao paciente, pelo tempo de permanência e também pelo tipo de fluxo. Mas em resumo, o coração artificial funciona como um assistente mecânico do sistema circulatório.

Aqui, iremos destacar o tipo de assistente circulatório conhecido como bomba pulsátil.

No primeiro implante de coração artificial total realizado em humanos, em 1969, foi utilizado o modelo da bomba pulsátil. Esse modelo foi assim denominado por produzir um fluxo pulsátil unidirecional através de uma membrana e valvas cardíacas artificiais.


Entender os conceitos dentro da biologia são muito importantes para os alunos. Confira nosso glossário COMPLETO da biologia com centenas de termos.

Como o coração artificial de fluxo pulsátil funciona?

O coração artificial é constituído por duas câmaras separadas por uma membrana. Essa membrana quando impulsionada, pela bomba pulsátil, controla a frequência dos batimentos de acordo com a sua movimentação.

Uma câmara é preenchida por ar comprimido, enquanto a outra é o espaço de circulação do sangue, o qual consegue entrar e sair através de duas válvulas (uma para cada direção, pois o coração é unidirecional).

Esse dispositivo pulsátil é implantado no ventrículo e se liga à artéria aorta por cânulas (são tubos abertos nas extremidades para circular sangue), além de estar conectado a um aparelho extracorpóreo responsável por gerar energia.


Por décadas esse tipo de dispositivo apresentou a desvantagem de reduzir a mobilidade dos pacientes, por ser um aparelho extracorpóreo, ou seja, por estar fora do corpo, além de ser muito grande e pesado. Mas com o avanço tecnológico e da medicina, foram desenvolvidos modelos mais efetivos, leves e menores.


Confira o funcionamento do coração artificial em um vídeo que separamos para você. É só clicar aqui.


Resumindo


O coração artificial atua como um assistente mecânico do sistema circulatório, funcionando como uma bomba mecânica, que ajuda e, até mesmo, substituí o(s) ventrículo(s) ao impulsionar o sangue.


Para você professor


Para auxiliar você professor a planejar sua aula, damos exemplos de habilidades que podem ser desenvolvidas com seus alunos baseadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a partir do uso deste texto como material de apoio.


Ensino Fundamental:


(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.


(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.


Ensino Médio:


(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.


Que tal conhecer mais sobre saúde? Visite os posts em nosso Instagram:



Escrito por: Paloma Dune

Revisado por: Juliana Badari


Referências:


KOEPEN, Bruce M. e STANTON, Bruce A. Berne e Levy: Fisiologia. 7ª Ed. Elsevier, 2017, 880 p.


Blog.bjcvs.org. Dispositivos de assistência Circulatória: passado, presente e futuro. Disponível em: Dispositivos de assistência circulatória: passado, presente e futuro. Acesso em: 25 mar de 2020.


Uebelhart, B. et al. . Coração Artificial e Dispositivos de Assistência Circulatória no Brasil e no Mundo. Sinergia, ISSN 2177-451X, v. 11, n.2, p. 151-155, 2010.

Oliveira G.M.M.O. et al. Estatística Cardiovascular-Brasil 2020. Arq Bras Cardiol, v.115, n.3, p. 308-439, 2020. doi: 10.36660/abc.20200812




422 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo

8 Yorum


Felipe Engler
Felipe Engler
31 Mar 2021

Que massa!! É impressionante como o funcionamento de um órgão tão vital é tão simples a ponto de ser explicado em um modelo, mas ao mesmo tempo tão complexo de ser executado por uma máquina. Incrível que ja existam implantes capazes de realizar essa função, eu me pergunto se um dia poderemos imprimir um coração em nossas casas haha

Beğen
Paloma Dune
Paloma Dune
12 Nis 2021
Şu kişiye cevap veriliyor:

Muito interessante, não é? Você fez uma ótima observação 😀

Atualmente, já fazem impressão 3D do coração artificial, mas ele ainda não pode ser transplantado. Confira aqui nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=zPkaskgQHJ0

Beğen

Rodrigo Dune
Rodrigo Dune
31 Mar 2021

Parabéns pelo texto. Auto explicativo.

Beğen
Paloma Dune
Paloma Dune
12 Nis 2021
Şu kişiye cevap veriliyor:

Obrigada! Ficamos feliz por saber que o texto atingiu esse objetivo.

Beğen

Muito bom! Informações interessantes e claras. Gostei 👏👏

Beğen
Paloma Dune
Paloma Dune
12 Nis 2021
Şu kişiye cevap veriliyor:

Ficamos felizes que tenha gostado do texto! Toda semana publicamos artigos novos e interessantes 😉

Beğen

Bruna Campos
Bruna Campos
31 Mar 2021

Maravilhoso!! 😍❤️

Beğen
Paloma Dune
Paloma Dune
12 Nis 2021
Şu kişiye cevap veriliyor:

Muito legal o coração artificial, né? ❤️

Beğen
bottom of page