Tartarugas são animais bastante carismáticos. A maioria das pessoas fica fascinada ao se deparar com esses magníficos animais. Existem várias espécies desses majestosos animais, sendo que algumas das mais conhecidas e mais amadas pertencem à superfamília das tartarugas marinhas (Chelonioidea).
O tamanho das tartarugas pode variar bastante, sendo que a maior tartaruga existente nos dias atuais é a Tartaruga de couro (Dermochelys coriácea). Esta tartarugaquando adulta pode chegar a 1,75 metros de comprimento, o que é um tamanho demasiado grande para uma tartaruga, não é mesmo? Mas se a maior tartaruga dos dias atuais mede 1,75 metros, o que pensar sobre as tartarugas já extintas? Já que, como já sabido, houve tempos em que os animais atingiram tamanhos colossais.
Um novo achado colocou uma nova espécie de tartaruga marinha como a maior já descoberta na Europa e como uma das maiores já existentes no mundo. Estamos falando da tartaruga marinha Leviathanochelys aenigmatica, a bizarramente gigantesca tartaruga do Cretáceo Superior.O fóssil do animal foi encontrado no Sudoeste da Europa em 2016 e apenas algumas partes da carapaça e da cintura pélvica foram encontradas. Mas se foram achados apenas essas evidências da existência do animal, como então foi mensurado seu tamanho?
Apesar de não ser definitivo que o tamanho da pelves é proporcional ao tamanho corporal da tartaruga marinha, o grande tamanho da pelves de Leviathanochelys aenigmatica já é um indício de que seu tamanho corporal era bem grande. O comprimento dos ossos de sua pelves era bem maior se comparado ao de outras tartarugas marinhas como a Protostega, cujo tamanho corporal é estimado em 3,4 metros. Dessa forma, os dados atuais sugerem que Leviathanochelys aenigmatica poderia atingir incríveis 3,74 metros.
Além dessa nova descoberta colocar a espécie como a maior tartaruga marinha da Europa, ela sugere que diferentes linhagens de tartaruga atingiram tamanhos colossais de forma independente ao longo do tempo. Apesar disso, mais estudos devem ser realizados à fim de entender os motivos que levaram tartarugas a atingirem tamanhos tão gigantescos.
Artigo: CASTILLO-VISA, Oscar et al. (2022). A gigantic bizarre marine turtle (Testudines: Chelonioidea) from the Middle Campanian (Late Cretaceous) of South-western Europe. Scientific Reports, v. 12, n. 1, p. 18322. Doi: 10.1038/s41598-022-22619-w
Link do artigo: https://www.nature.com/articles/s41598-022-22619-w
Autores: Oscar Castillo-Visa, Àngel H. Luján, Àngel Galobart & Albert Sellés
Fonte da imagem: https://legendary-series-monsterverse.fandom.com/wiki/Gamera