Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que habitaram a terra em períodos geológicos anteriores e a ciência que se dedica ao estudo desses fósseis é a Paleontologia. A formação desses fósseis não é nada fácil porque é um processo que se contrapõe ao processo natural de decomposição e também ao intemperismo terrestre, por isso, não temos registros da maioria das espécies que já passaram por aqui. Apesar disso, após vários anos de estudos e descobertas, os cientistas conseguiram traçar com base nos fósseis encontrados grande parte da história da terra e o mais interessante: a ordem que esses acontecimentos se deram. Para isso, observou-se além dos fósseis em si, considerando o local e a profundidade em que estavam. Os fósseis encontrados mais profundamente na terra certamente vieram antes daqueles encontrados nas camadas mais rasas. O estudo das rochas na geologia vem intimamente ligado aos registros fósseis e ajudam a datar os períodos que as espécies viveram, assim, é possível reconstruir o passado e compreender as condições enfrentadas por aqueles organismos que não existem mais, além de inferir sobre as origens dos organismos que vivem atualmente.
O "Paleontobox - A História da Terra em Caixas" propõe a confecção de caixas que representarão os tempos geológicos e de cartinhas que apresentarão fósseis de diferentes datações, para que sejam ordenadas corretamente. Dessa maneira, os estudantes terão a oportunidade de se familiarizar com o processo de formação dos fósseis, com o tempo que cada um aconteceu e podendo relacionar com o processo de estratificação e com os métodos de inferências paleontológicas de maneira lúdica e interativa. Esse jogo foi criado com o intuito de auxiliar o ensino na área de Paleontologia e é indicado para o 6º ano do Ensino Fundamental II.
Dessa forma, disponibilizamos o link da apresentação do jogo, feita pelo Canva, e o arquivo do roteiro da atividade, com maior detalhamento para os docentes que se interessarem em aplicá-la.
Esperamos que gostem! 🦕