top of page

Quais olimpíadas e feiras de ciências participar?

Atualizado: 19 de jun. de 2022

As suas aulas de ciências tem se resumido ao livro didático? Calma, professor! Preparamos uma lista com as Olimpíadas e Feiras de Ciências que acontecem por todo o país. Esses eventos são gratuitos e adaptados para o contexto online. Confira as ótimas oportunidades para construir um ensino de ciências investigativo com seus alunos da educação básica.

Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:


Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!

4 Olimpíadas de Ciências no Brasil


1- Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)


A Olimpíada Brasileira de Biologia, ou simplesmente OBB é realizada pelo Instituto Butantan e é organizada em duas fases, com a aplicação de provas de múltipla-escolha. Os estudantes inscritos na OBB têm a oportunidade de receber certificados e premiações. Além disso, ocorre a seleção de alunos para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB).


Público-alvo: estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.



2- Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma)


A Obsma é realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem como objetivo incentivar estudantes a investigarem meios de melhorar as condições ambientais e de saúde no Brasil. O evento é uma oportunidade para integrar a pesquisa à habilidades multidisciplinares, pois é possível que os estudantes participem das seguintes modalidades:


  • Produção de texto;

  • Projeto de ciências;

  • Produção audiovisual.


Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Médio de escolas públicas e privadas.


Para saber mais: Olimpiada – Olimpíada


3- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)


A OBA é uma excelente oportunidade para despertar o interesse dos estudantes por Astronomia e Astronáutica, a partir de conhecimentos prévios de Ciências e Geografia. A prova é organizada em quatro níveis. Além da parte teórica, é possível participar de oficinas e de um campeonato para montagem de foguetes, o MOBFOG.


Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas.



4- Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)


A Olimpíada Nacional de Ciências, ou ONC, é uma grande oportunidade para despertar o interesse nos seus alunos pelas ciências naturais com um evento realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e por outros institutos de pesquisa de grande relevância.


Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II, Médio e da Educação de Jovens e Adultos.




Logo da Olimpíada Nacional de Ciências
Olimpíada Nacional de Ciências


Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


6 Feiras de Ciências online e gratuitas


1- Ciência Jovem


Esta é uma das maiores feiras de ciências do país e já acontece há 27 anos. São apresentados 300 projetos anualmente, realizados por alunos e professores de todo o país. A feira de ciências objetiva estimular a educação científica desde o ensino básico, por isso engloba as áreas das Ciências Humanas e Sociais, Exatas e da Terra.


Público-alvo: estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio de instituições públicas e privadas.


Para saber mais: Ciência Jovem


2- Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat)


A Febrat é uma feira de ciências que acontece presencialmente na Universidade Federal de Minas Gerais, mas desde 2020 foi adaptada para o cenário virtual. A 9º edição do evento, que acontece em 2021, tem como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.


Público-alvo: estudantes da educação básica, profissional e tecnológica de instituições públicas e privadas.



3- Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC)


A FEMIC é uma das feiras de ciências que acontecem em território mineiro, mas conta com a participação de estudantes de todo o Brasil. A apresentação dos trabalhos de pesquisa, extensão e ensino desenvolvem habilidades em ciência e inovação. Além de oportunizar o contato entre os professores e estudantes da educação básica com a Universidade.


Público-alvo: estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Educação de Jovens e Adultos.


Para saber mais: [A FEMIC] Sobre a FEMIC


4- Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC)


A FBJC contribui para o desenvolvimento de jovens cientistas, estimulando a produção científica no Brasil. O evento conta com palestras, workshops e projetos inovadores, que proporcionam premiações e credenciais para outros eventos científicos nacionais e internacionais. A FBJC, assim como outras feiras de ciências, também acontece totalmente de modo virtual.


Público-alvo: estudantes do Ensino Médio ou brasileiros com Ensino Básico completo (desde que não estejam cursando nenhum curso superior). Os demais interessados podem participar como "Público geral".



5- Feira Interativa de Tecnologia e Ciências (FITEC)


A FITEC é uma feira científica realizada há 19 anos na cidade de Londrina, no Paraná. Desde 2020 o evento se adaptou para o formato virtual, como tantas outras feiras de ciências. Dentre os objetivos da feira, está presente o estímulo à inovação nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Biológicas, Exatas e Agrárias.


Público-alvo: estudantes matriculados no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, de escolas públicas ou privadas.



6- Feira de Ciências do Agreste Pernambucano (FCAP)


A FCAP é realizada por importantes instituições de pesquisa nacionais. O evento valoriza a importância das feiras de ciências na construção de cidadãos responsáveis e atuantes na sociedade. Pois, a partir da observação de problemas locais e do desenvolvimento de soluções inovadoras é possível compreender o papel da ciência no país.

Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental II, Médio e/ou Técnico, de escolas públicas e privadas.


Para o Professor


Olimpíadas e feiras de ciências são ótimos para incentivar os alunos e aguçar o interesse pela área de biológicas e exatas, que são frequentemente rejeitadas pelos alunos.


Quando o professor mostra e deixa os alunos a par desses eventos, alunos que possuem interesse e afinidade com a matéria vão se interessar pelo evento.


Infelizmente, não vão ser todos os alunos que vão querer participar dessas atividades, porém, não desanime!


Não colocaremos as habilidades que poderão ser desenvolvidas, já que, são vários eventos com uma vasta diversidade.



Escrito por: Paloma Dune

Revisado por: Mateus Bispo


Quer saber mais sobre como inovar na educação? Visite nosso Instagram e consulte nossos posts.




Referências:

Espaço Ciência. Disponível em: <http://www.espacociencia.pe.gov.br/?atividade=ciencia-jovem>. Acesso em: 4 de maio de 2021.

FCPA. Disponível em: <https://feiradecienciaspe.com.br/> . Acesso em: 11 de maio de 2021.

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Disponível em: <https://febrace.org.br/feiras-afiliadas/2021/#.YJqgkqhKjcs>. Acesso em: 3 de maio de 2021.

Feira Brasileira de Jovens Cientistas. Disponível em: <https://fbjc.com.br/index.php>. Acesso em: 11 de maio de 2021.

FITEC. Disponível em: <http://sitec.interativalondrina.com.br/> . Acesso em: 11 de maio de 2021.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica. Disponível em: <http://www.oba.org.br/site/> . Acesso em: 10 de maio de 2021.

Olimpíada Brasileira de Biologia. Instituto Butantan. Disponível em: <https://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/index>. Acesso em: 4 de maio de 2021.

Olimpíada Nacional de Ciências. MCTI. Disponível em: <https://onciencias.org/> . Acesso em:10 de maio de 2021.

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Fio Cruz. Disponível em: <https://olimpiada.fiocruz.br/>. Acesso em: 10 de maio de 2021.

Sobre a FEMIC. Disponível em: <https://femic.com.br/index.php/sobre-a-femic-2/#> . Acesso em: 11 de maio de 2021.

Sobre a IX Febrat. Disponível em: <https://www.even3.com.br/9febrat/>. Acesso em: 11 de maio de 2021.


397 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page