top of page

Quais sites educacionais usar para estudar? [GRATUITOS]

Atualizado: 24 de abr. de 2022

Estudante ou professor, ter sites que auxiliam a aprendizagem é fundamental. Plataformas educacionais com videoaulas, materiais didáticos e até visitas virtuais a museus. Confira a lista dos melhores sites educacionais gratuitos que preparamos para você.

Você é um apaixonado por Biologia e Educação? Então nos siga no Instagram para conteúdos diários.


Basta clicar em qualquer um dos tópicos para ir direto a parte que você deseja:



Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


Lista de sites educacionais gratuitos:


1) YouTube Educação



Descrição: é um site educacional gratuito para alunos com diversos conteúdos. Caso seja um professor, você poderá submeter suas videoaulas para publicação. O projeto é uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google na qual professores, gestores e alunos podem encontrar conteúdos educacionais gratuitos e de qualidade em Português.


2) Portal Colégio Dante



Descrição: disponibiliza alguns materiais didáticos feitos pelo Colégio Dante Alighieri de todas as disciplinas. O REA Dante é um espaço educacional que incentiva a colaboração e o compartilhamento de ideias para melhorar a produção já existente.


3) Portal de aulas da USP


Descrição: contém aulas de algumas disciplinas e professores da USP. Possui vídeos para ensino médio, ensino superior, pós-graduação e cultura e extensão.


4) Portal Unicamp Repositório de objetos educacionais



Descrição: possui um conjunto com mais de 300 recursos educacionais de Matemática para o Ensino Médio. Esse é um ótimo sites para encontrar materiais que ajudam na preparação de aulas.


5) Schooltube



Descrição: disponibiliza vídeos onde é possível criar uma comunidade para a escola e os professores poderem interagir com a produção dos alunos.


6) Manual do mundo



Descrição: ensina experiências sobre ciências da natureza que podem ser realizadas com os alunos. Excelente plataforma para preparação de aulas.


7) Aula Paraná


Descrição: portal do governo do Paraná com conteúdos digitais de todas as disciplinas, como jogos e infográficos.


8) Portal do professor MEC


Descrição: conteúdos digitais e outros recursos para professores. O professor pode acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio, ter notícias sobre educação e iniciativas do MEC. E o melhor de tudo, um site educacional gratuito.


9) Porta Curtas



Descrição: espaço para criar canais com seus filmes preferidos e compartilhá-los.


10) Skymap



Descrição: é um aplicativo, disponível para Android, que conta com um simulador para estudo de Astronomia. Excelente para dar aula, né?


11) Ixl


Descrição: fornece atividades de matemática separadas por ano escolar e temas. As crianças aprenderão no seu próprio ritmo — as questões adaptáveis do IXL ajustam-se automaticamente ao nível ideal de dificuldade.


Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!


12) Site da Olimpíada Nacional em História do Brasil



Descrição: site educacional gratuito que funciona como um repositório de fontes e obras para a disciplina de história.


13) Site do Museu do Holocausto



Descrição: possui exposições virtuais do Museu do Holocausto de Israel.


14) Braille virtual



Descrição: curso on-line baseado em animações gráficas para ensino do sistema Braille a pessoas que enxergam.


15) Planeta Biologia



Descrição: portal que reúne conteúdos de ciências e biologia. Possui vídeo, aulas, games, slides e muito mais.


Que tal ter em suas mãos o passo a passo de como produzir as principais peças para o Instagram? Baixe o Manual prático para criar post, stories e reels no Canva 100% gratuito!


16) Era virtual


Descrição: este site educacional gratuito possibilita visitas aos museus de forma virtual. A equipe busca valorização dos museus, exposições e monumentos do patrimônio cultural brasileiro..


17) Faz Game



Descrição: permite criar jogos educacionais para quem não tem experiência com programação, ou seja, é um software que apresenta ambiente lúdico e intuitivo para criação de games educacionais.


18) Padlet



Descrição: permite criar um mural no qual qualquer pessoa com o link pode acessar e escrever. colar um post.


19) Laifi



Descrição: rede social onde os participantes constroem linhas do tempo e interagem uns com os outros.


20) Beduka



Descrição: O Beduka é uma plataforma educacional completa que fornece uma imensa variedade de serviços: artigos com matérias, exercícios, simulado gratuito para o ENEM, Raio x (teste vocacional), Buscador de Faculdades e diversas outras informações.


21) Potencial Biótico



Descrição: Plataforma educacional focada em educação e biologia, que tem como objetivo responder perguntas do dia a dia do público e trazer informações relevantes sobre sobre ciências da natureza e ensino.


Há o blog, materiais de estudo para a graduação e você pode fazer sua conta e publicar seus textos no Espaço Biótico.


Gostou da lista preparada por nós? Confira nosso texto sobre quais aplicativos e sites usar no ensino de genética.


Na sala de aula


O professor consegue usar os conteúdos disponibilizados pelos sites em sala de aula e também recomendar os mesmos para seus alunos. Cada site atinge certos temas e habilidades da BNCC- Base Nacional Curricular Comum, por isso não colocaremos as habilidades.


Essa é uma maneira lúdica e dinâmica de incentivar o aluno a estudar e simpatizar com o estudo e o conteúdo estudado.



Escrito por: Júlia Quintaneiro

Revisado por: Camila Neves


Referência bibliográfica:


Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico] / Organizadores, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. – Porto Alegre: Penso, 2015. e-PUB



2.179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page