top of page

Como visitar museu online nas aulas de ciências?

Atualizado: 29 de jun. de 2022

Já pensou em usar o cenário do filme "Uma Noite no Museu” durante a sua aula de ciências? Pois é, você pode explorar museus de todo o mundo dentro da sala de aula. Visitar museu online possibilita que os estudantes aprendam de forma lúdica e interativa, além de integrar conhecimentos das diferentes áreas do saber. Por isso, preparamos uma lista com 5 museus com visita virtual para você.

Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:

Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!

1- Museu Nacional de História Natural - Washington/EUA


O Museu Americano de História Natural fica na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. Apesar da distância, é possível visitar o cenário do filme "Uma noite no Museu 2” nas aulas de ciências sem precisar sair de casa.


Seus alunos podem explorar instalações com mais de 145 milhões de espécimes e artefatos durante a visita ao museu virtual. Este recurso pode ser usado para demonstrar a variedade de fósseis, de mamíferos e insetos, por exemplo.


Além de visitar o museu online, você pode aproveitar os recursos de ensino, as coleções de destaque, os webinários e a exposição sobre epidemias que o museu oferece para planejar aulas muito interessantes.


Elefante Africano na sala principal do Museu Nacional de História Natural.
Sala principal do Museu Nacional de História Natural. Foto por Unsplash


2- Museu Nacional da Natureza e da Ciência - Tóquio/Japão


O Museu Nacional da Natureza e da Ciência se localiza em Tóquio, no Japão. O espaço é organizado em várias instalações, tais como a Galeria do Japão e a Galeria Global. A exposição do Museu explora a evolução da vida, os impactos de mudanças ambientais e a relação dos seres humanos com a natureza.

Durante as aulas você pode visitar o museu online e explorar os corredores do local, para conhecer as coleções de astronomia, de dinossauros, história da ciência e da biodiversidade, por exemplo.

Acervo do Museu Nacional da Natureza e da Ciência - Tóquio
Museu Nacional da Natureza e da Ciência - Tóquio. Foto por wikimedia


3- Science Museum - Londres/Inglaterra


O Science Museum possui um acervo com mais de 300 mil objetos de coleção que contam a história do universo, da ciência e da tecnologia. O museu é organizado em quatro pisos, com galerias sobre energia a vapor, exploração espacial, tecnologias que moldaram a modernidade, a era da informação e a aviação.

No tour virtual pelo museu você pode encontrar a réplica da sonda que levou o ser humano à lua, o modelo de DNA de Watson e Crick e os primeiros modelos de avião. Além de visitar o museu, é possível explorar os jogos disponibilizados no site do Science Museum.

Réplica da sonda da missão Apollo 11.
Réplica da sonda da missão Apollo 11 no Science Museum. Foto por Wikimedia

4- Museu de Zoologia da USP - SP/ Brasil


O Museu de Zoologia da USP, Universidade de São Paulo, é um dos maiores acervos de animais da América Latina. Ele é um importante espaço para a pesquisa sobre evolução, Paleontologia, Ecologia e Biologia molecular da biodiversidade brasileira e do mundo.


As visitas ao museu online propiciam conhecer melhor a mega diversidade da fauna brasileira pela história da biodiversidade. Além de visitar o museu online, você pode aproveitar os materiais e as atividades disponibilizadas pelo local.


Borboleta com asas azul do acervo do Museu de Zoologia da USP.
Morpho menelaus do acervo do Museu de Zoologia da USP. Foto por wikimedia

5- Museu do Amanhã - Rio de Janeiro/ Brasil


O Museu do Amanhã é um lugar lindo que oferece aos visitantes a oportunidade de entender os desafios que a humanidade poderá enfrentar nas próximas cinco décadas. A exposição principal contempla cinco áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós.


O museu oferece mediação virtual para as visitas online, basta preencher um formulário solicitando o agendamento. Além disso, é possível visitar a exposição “Pratodomundo - Comida para 10 bilhões”, a qual faz um tour pelos desafios da alimentação no futuro.


Fachada do Museu do Amanhã
Museu do Amanhã. Foto por Unsplash

O museu na sala de aula


Trazer o museu online para sala consegue materializar todo o conteúdo teórico visto em sala de aula e ainda dinamizar a aula proposta, chamando a atenção dos alunos e incentivando também o estudo em casa, pois eles podem acessar em casa também.


Nesse momento de pandemia, os museus online são uma ótima alternativa, já que não podemos sair de casa para visitá-los. E mesmo podendo sair de casa, museus em outros países, estados ou cidades nem sempre são acessíveis a todos


Esse é um jeito legal de mostrar aos alunos que Internet é mais do que só jogos e redes sociais. Que podemos utilizá-la para estudar e conhecer coisas novas!


Baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) abaixo estão as habilidades que podem ser trabalhadas nesse tema, para ajudar na preparação da aula.


Ensino médio:


(EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.


(EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).



Fizemos para você um kit de slides gratuito, que deixará as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!



Escrito por: Paloma Dune

Revisado por: Juliana Cuoco Badari



Quer saber mais sobre como inovar na educação? Visite nosso Instagram e consulte nossos posts.




Referências:


TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.

FEATURED RESOURCES. Natural History. Disponível em: <https://naturalhistory.si.edu/education/teaching-resources>. Acesso em: 16 de maio de 2021.


OUTBREAKS. Natural History. Disponível em: <https://naturalhistory2.si.edu/vt3/misc/z_tour-m006.html>. Acesso em: 16 de maio de 2021.


NMNH VIRTUAL TOUR. Natural History. Disponível em: <https://naturalhistory2.si.edu/vt3/NMNH/z_tour-022.html>. Acesso em: 16 de maio de 2021.

NATIONAL MUSEUM OF NATURE AND SCIENCE. Google Arts and Culture. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/partner/national-museum-of-nature-and-science>. Acesso em: 16 de maio de 2021.


GAMES AND APPS. Science Museum. Disponível em: <https://www.sciencemuseum.org.uk/games-and-apps>. Acesso em: 16 de maio de 2021.



HISTÓRIA DO MZ. Museu de zoologia da USP. Disponível em: <http://mz.usp.br/pt/museu/historia/>. Acesso em: 16 de maio de 2021.


MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP. Vila360. Disponível em: <https://vila360.com.br/tour/mzusp/>. Acesso em: 16 de maio de 2021.


EXPOSIÇÃO PRINCIPAL. Museu do Amanhã. Disponível em: <https://museudoamanha.org.br/pt-br/exposicao-principal>. Acesso em: 16 de maio de 2021.


PRATODOMUNDO. Museu do Amanhã. Disponível em: <https://museudoamanha.org.br/tourvirtualpratodomundo/?fbclid=IwAR1-muqGDG1Q9mWzOFAbedmrsZCj-pXnT-tX59c8qcBy32Zh_jMhNXqCrvo>. Acesso em: 16 de maio de 2021.


705 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page