top of page

Quais jogos digitais utilizar em suas aulas?

Atualizado: 10 de out. de 2022

Os jogos digitais são ambientes virtuais e artefatos culturais que possuem suas próprias regras. Os jogos digitais podem ser utilizados em diferentes tecnologias, como os computadores, consoles de videogame e os smartphones. Confira, neste artigo quais jogos digitais você pode utilizar como atividades lúdicas para dinamizar ainda mais as suas aulas!

Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!

Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:

Lista de jogos digitais educativos:


1) WordWall

Fonte: site do WordWall.

É uma plataforma de jogos digitais voltada para o ensino, de modo que o professor possa preparar atividades personalizadas para a sala de aula. Os jogos digitais possuem modelos prontos para que o usuário faça as adequações mais facilmente, podendo adicionar questionários, jogos de palavras (como caça palavras, combinação e anagramas) e criar competições, gerando um ranking ao término da partida.


Essa plataforma de jogos digitais educativos não está disponível para os sistemas operacionais Android ou IOS, apenas pelo site.


Para saber mais sobre a plataforma, acesse o site: WordWall.


2) Quizizz

Fonte: site do Quizizz.

Quizizz, é uma empresa de software de criatividade usado em sala de aula, trabalhos em grupo, revisão de pré-testes, exames e testes improvisados. Apesar de utilizar perguntas e respostas, os questionários são gamificados; logo, podem ser considerados jogos digitais. Além disso, o usuário/professor obtém o feedback (resultado) instantaneamente.


Disponível em: Play Store e Apple Store.

Para saber mais sobre a plataforma, acesse o site: Quizizz.


3) Kahoot!

Fonte: Google Play.

O Kahoot! é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos digitais, usada como uma tecnologia educacional em instituições de ensino. Estes jogos digitais baseiam-se em testes de múltipla escolha, e os usuários podem ter acesso por meio de um navegador da Web ou do aplicativo Kahoot!.


Além disso, o aplicativo também é indicado para quem deseja praticar inglês de um jeito bem divertido, tendo em vista que a versão do aplicativo se encontra na língua inglesa.


Disponível em: Play Store e Apple Store.

Para saber mais sobre a plataforma, acesse o site: Kahoot!.


4) Mentimeter


Fonte: site do Mentimeter.

A Mentimeter é uma empresa sueca que desenvolveu um aplicativo, de mesmo nome, usado para criar apresentações com feedback em tempo real. Somado a isso, os usuários podem realizar enquetes ao vivo, questionários, nuvens de palavras e muitos tipos de jogos digitais em aulas com modalidade remota, híbrida ou totalmente presencial.

Disponível em: Play Store e Apple Store.

Para saber mais sobre a plataforma, acesse o site: Mentimeter.


Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!

5) PhET Interactive Simulations;


Fonte: site do PhET Interactive Simulations.

O PhET Interactive Simulations é um projeto da Universidade do Colorado e, assim como as demais plataformas apresentadas, é um dos melhores jogos digitais que tem como intuito simular, de forma interativa, situações relacionadas às ciências (ciências da terra e biologia), matemática, física e química.


Os professores que desejem usar podem ter acesso a dicas e simuladores específicos para cada situação, recursos para o ensino com simulações e atividades compartilhadas pela comunidade de professores da própria plataforma.


Para saber mais sobre a plataforma, acesse o site: PhET Interactive Simulations.


Que tal ter em suas mãos o passo a passo de como produzir as principais peças para o Instagram? Baixe o Manual prático para criar post, stories e reels no Canva 100% gratuito!


Quer saber mais sobre quais plataformas e jogos digitais utilizar em sala de aula? Visite nosso Instagram e consulte os seguintes posts:


Escrito por: Manoel Celestino de Pontes Filho (@manoelpontes_)

Revisado por: Juliana Cuoco Badari (@jujubadadi)


Como citar este texto:


PONTES FILHO, M. C.; BADARI, J. C. Quais jogos digitais utilizar em suas aulas?. Potencial Biótico. Disponível em: <https://www.potencialbiotico.com/post/jogosdigitais>. Acesso em:



Referências bibliográficas:


GEE, J.P. What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in Entertainment (CIE), v. 1, n. 1, p. 20-20, 2003.


PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.


SCHUYTEMA, P. Design de games: uma abordagem prática. São Paulo, Cengage Learning, 2008, 447 p.



 

Manoel Pontes

Redator

Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UFPB. Mestrando em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA/UFPB). Atua em atividades de ensino e extensão.


Aqui você encontra mais textos meus:


 

4.399 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page