Como se sabe sobre as camadas do planeta Terra? A viagem no centro da Terra é um filme baseado em fatos reais? São ótimas perguntas para se jogar em um festival de pint of science! Nesse texto você irá conhecer quais são as camadas que estruturam o planeta Terra e suas principais características!
Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:
Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!
Quais são as camadas que estruturam o planeta Terra?
Pouco sabia sobre o interior da Terra, aliás ninguém foi até lá, então como se estuda sobre as camadas da Terra?
Com estudos da força da gravidade Isaac Newton foi um dos primeiros a ter teorias sobre as camadas da Terra. Calculando a densidade média da Terra, descobriu-se que seu interior era muito mais denso do que sua superfície.
Após Newton, o desenvolvimento de equipamentos sísmicos, e os avanços nos conhecimentos sobre as teorias de gravidade e propagação de ondas no interior de objetos sólidos, foi possível entender melhor as estruturas do planeta Terra.
A Terra é estruturada por 3 camadas: crosta terrestre, manto e núcleo. Observe na figura abaixo:
Fonte: GUIMARÃES, R.B. et al., 2013.
Crosta terrestre
A crosta terrestre é onde a vida se desenvolve, ela é a camada mais externa, rígida e fina. É considerada muito importante, pois nela se compõe a atmosfera e a hidrosfera (oceanos e outros corpos d’água), dando base a toda a vida (biosfera).
A crosta se divide em crosta oceânica e crosta continental:
Crosta oceânica: abaixo dos oceanos, composta de basalto (uma rocha vulcânica, escura) com aproximadamente 5 km de profundidade.
Crosta continental: forma continentes e ilhas e fica acima do nível do mar. Composta de granito (uma rocha natural, resultante do resfriamento do magma) e diferente da oceânica possui de 15 a 70 km de espessura.
Entender os conceitos dentro da biologia são muito importantes para os alunos. Confira nosso glossário COMPLETO da biologia com centenas de termos.
Manto
O manto é a camada abaixo da crosta e acima do núcleo, ou seja, fica no meio. Ela se divide em crosta superior e crosta inferior, que se diferenciam pela temperatura, quanto mais próxima do núcleo, mais alta é a sua temperatura.
É nesta camada que se localiza o magma, uma rocha em estado líquido e muito quente.
Você sabe qual a diferença entre magma e lava?
Somente sua localização, o magma se localiza no manto e quando entra em contato com a atmosfera ou a água através da erupções vulcânicas se transforma em lava.
Fonte: tenor.com
Núcleo
O núcleo é a camada mais interna da Terra, composto por ferro e níquel e responsável por gerar o campo magnético do planeta. Se divide em núcleo externo e núcleo interno e é onde sua temperatura é mais alta.
É possível chegar até o centro da Terra?! Um país já tentou, a Rússia! Há muitos anos atrás, a Rússia tentou chegar até o centro da Terra, mas a cada vez que a perfuração se aprofundava, mais se percebia um aumento na temperatura que ocasionava danos ao maquinário.
Talvez se antes a Rússia tivesse visto o vídeo do Átila “Seria possível cavar até o centro da Terra?” saberiam antes de tantas tentativas mal sucedidas!
Você sabia que esse buraco existe até hoje? Se chama: o Poço Superprofundo de Kola, clique aqui caso queira saber mais!
Qual a relação entre as camadas da Terra e a produção de eletricidade?
Como já vimos, as camadas da Terra, manto e núcleo, possuem uma alta temperatura. Esse calor tem capacidade de diminuir drasticamente nossa dependência de combustíveis fósseis para geração de energia.
Como?! Através da energia geotérmica, uma fonte de energia renovável, ocasionada através do calor gerado no interior da Terra.
Para obter energia geotérmica, são cavados poços de aproximadamente 1,6 km de profundidade para ter acesso ao vapor quente d’água localizados ainda na crosta. Esse vapor aciona turbinas que geram eletricidade através de seu movimento. Diferentemente das energias eólica e solar, a geotérmica não depende do clima.
Aqui você pode ver um vídeo que explica em detalhes o que é e como funciona a energia geotérmica!
Como aplicar esse tema em sala de aula?
Você, professor, pode aplicar o tema deste artigo de modo didático, seguindo as habilidades da BNCC:
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
Assim como dizemos no início do texto, esse tema é ótimo para discutir em um Pint of Science. Que tal discutir ciência com alunos seguindo essa ideia? Você pode fazer dentro do ambiente escolar, porém saindo de dentro da sala de aula!
Convide seus alunos a trazerem algo para partilhar com seus colegas, podendo ser petiscos ou outra coisa que preferirem e enquanto isso discutirem suas “dúvidas científicas” para um momento mais leve e descontraído.
Outro maneira de fixar o conteúdo que foi apresentado para os alunos, aconselhamos a confecção de maquetes do planeta Terra. Cada aluno deverá usar da própria criatividade materiais que podem representar o Planeta Terra e camadas que o compõem.
Quer propor mais um desafio? Como incentivo da sustentabilidade, determine aos alunos que o material usado deverá ser um material reciclável ou biodegradável.
Quer aprender mais? Visite nosso Instagram e consulte outros dos nossos textos:
Escrito por: Erika Guedes (@erikaguedesz)
Revisado por: Nicolas Nathan dos Santos
Como citar este texto:
GUEDES, E. A. O.; SANTOS, N. N. Quais são as camadas do planeta Terra?. Potencial Biótico. Disponível em: < https://www.potencialbiotico.com/post/camadasdaterra>
Acesso em:
Referências:
GUIMARÃES, R. B. et al. Geografia: Coleção temas de formação. v2 p.118-121. São Paulo: Cultura acadêmica, 2013
DELLORE, C. B. et al. Araribá mais : geografia : manual do professor. p. 57-61 São Paulo : Moderna, 2018.
ANNE E. EGGER, Ph.D. Estrutura da Terra. Visionlearning Vol. EAS (1), 2003.
ENGENHARIA DETALHADA. O que é energia geotérmica? Como funciona a energia geotérmica?. YouTube, 06 de jun. de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6BqnZOL1IAo .
Comentarios