top of page

Carne vegetal?! O que é isso?

Atualizado: 29 de abr.

A carne vegetal é uma “carne” produzida com ingredientes, principalmente proteínas, de origem vegetal. Diversas plantas podem ser usadas em sua fabricação, porém as mais comuns são a soja, grão de bico e ervilha. Esses produtos prometem um sabor, textura e aparência similares ao da carne tradicional, porém sem uso de ingredientes de origem animal.


Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:



As carnes vegetais foram introduzidas no mercado como uma alternativa nutritiva e prática ao consumo de carne animal. Devido ao crescimento de movimentos como vegetarianismo e o veganismo (prática de não usar produtos de origem animal).


E como uma maneira de se reduzir o consumo de carne animal e, por consequência, diminuir os impactos ambientais oriundos da produção da mesma.


50 livros gratuitos estão te esperando para serem baixados. Baixe aqui a

coletânea exclusiva sobre ensino de ciências e biologia. Eles irão contribuir com seu processo formativo como professor. É gratuito!


Do que é feita a carne vegetal?


As carnes vegetais têm como base proteínas obtidas através do processamento de partes de uma planta. Geralmente, as proteínas são obtidas de grãos como: soja, ervilha, grão de bico. Outras plantas, como a beterraba, também podem ser utilizadas.


Outra fonte de proteína usada na fabricação de carne vegetal ou como substituto da carne animal, são os cogumelos. Mas lembramos que cogumelos não são plantas! Entenda mais em nosso texto: Cogumelo é vegetal?


Grãos de soja crus. Foste de proteínas usadas na fabricação de carne vegetal.
Os grãos de soja são uma das fontes mais comuns de se obter proteínas utilizadas na produção de carne vegetal.

(Fonte: Unsplash)

Que tal ter em suas mãos o passo a passo de como produzir as principais peças para o Instagram? Baixe o Manual prático para criar post, stories e reels no Canva 100% gratuito!


Carne vegetal é saudável?


Carnes vegetais são opções práticas e de rápido preparo, além de serem uma boa porta de entrada para uma dieta sem carne animal, porém, são alimentos industrializados e ultraprocessados, sendo assim, devem ser consumidos com moderação!


O hambúrguer de soja, por exemplo, tem como ingredientes: proteína de soja, emulsificantes, espessantes, óleos e gorduras vegetais, temperos, aromas artificiais, e corantes.


Resumidamente, os emulsificantes e espessantes são substâncias químicas usadas para dar bom aspecto, textura, aparência e prolongar a validade dos alimentos. Mesmo sendo vitais para a indústria alimentícia, seu consumo exagerado pode trazer consequências à saúde.


Para saber mais sobre alimentos ultraprocessados, leia a seguinte reportagem da BBC Brasil sobre o tema:



Receitas com carne vegetal


Para você Masterchef (e para aqueles que gostam de se arriscar na cozinha) deixamos algumas receitas que utilizam carne vegetal, confira:



Espertinhos feitos com carne de soja, um tipo de carne vegetal fabricada com proteína de soja.
Espetinhos de carne de soja.

Também deixamos algumas opções de receitas que utilizam carne vegetal (ou vegana) não convencional, como carne de jaca, casca de banana e cogumelos:



Para você professor


Para auxiliar você professor a planejar sua aula, damos exemplos de habilidades que podem ser desenvolvidas com seus alunos baseadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a partir do uso deste texto como material de apoio.

Com os objetivos de promover o conhecimento acerca de hábitos alimentares, nutrição, impactos resultantes da produção de alimentos e biotecnologia na alimentação, nós indicamos algumas das seguintes habilidades:


Ensino Fundamental


(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).


Ensino Médio


(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.


Para apimentar a discussão em sala de aula, deixamos uma reportagem que discute se:

Sente que precisa tornar suas aulas mais interessantes, mas não sabe o que fazer nem por onde começar? Acesse aqui os recursos do PB Digital. São vários aplicativos, softwares e sites para a sua aula de Biologia!



Quer aprender mais sobre plantas? Então não deixe de acessar nosso Instagram! E leia alguns de nossos textos:


Escrito por: Mariana Oliveira e Silva

Revisado por: Nicolas Nathan dos Santos


Como citar este texto:


SILVA, M O.; SANTOS, N. N. Carne vegetal?! O que é isso?. Potencial Biótico. Disponível em: <>. Acesso em:


Referências:


OLIVEIRA, Núbia Martins. Estudos dos principais ingredientes, custo e valor nutricional de hambúrgueres vegetarianos industrializados. 92 f. Monografia (Graduação) - Curso de Engenharia de Alimentos, Escola de Engenharia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.


RIBEIRO, Cilene da Silva Gomes. O CONSUMO DA CARNE NO BRASIL: entre valores sócios culturais e nutricionais. Demetra, v. 8, n. 3, p. 425-438, 2013. DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6608


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page