top of page

Por que 16 de março é celebrado o Dia Nacional da Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas?

Atualizado: 27 de mar. de 2023

Já ouviu falar no Dia Nacional da Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas? A data escolhida faz referência a abertura do processo referente ao Protocolo de Kyoto, este protocolo visava a redução da emissão de gases do efeito estufa, como o CO2, pelos países desenvolvidos. Também é uma data voltada para debates e mobilizações para saídas alternativas e sustentáveis para as diversas áreas.

Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:



O que são mudanças climáticas?


Mudanças climáticas são definidas como qualquer alteração no clima, causadas por fatores naturais ou ações humanas, que se estendem por um longo período.

Essas alterações causaram o aumento da temperatura média do planeta. Isso levou os cientistas a estudarem as causas e, principalmente, suas consequências para diversos seres vivos (inclusive nós) ao longo do tempo .


Como as mudanças climáticas nos afetam?


As mudanças climáticas estão ligadas a diversos acontecimentos recentes a nível global, como: o derretimento de geleiras; aumento do nível dos oceanos; o aumento da temperatura; o prolongamento de períodos de seca que favorecem as queimadas florestais.




Vegetação em chamas. Fonte: Unsplash


Mas, como isso afeta a gente? Toda mudança em grande escala, seja aquecimento ou esfriamento, causam impactos nos biomas e ecossistemas, podendo influenciar no desaparecimento de espécies e até mesmo no surgimento de novas espécies, adaptadas ao ambiente modificado.


Os impactos aos ecossistemas e biomas geram prejuízos, primeiramente à vida das populações que os habitam, sejam animais ou vegetais. É válido ressaltar que as mudanças climáticas não estão relacionadas apenas ao aumento da temperatura, mas, também a alteração nos ventos, períodos de chuvas e períodos de estiagem (secas).


Com os níveis de chuva alterados há interferência nos períodos de plantio e colheita de produtos agrícolas , por exemplo. Muitas perdas são registradas e a economia de algumas regiões já sofre com períodos de estiagem prolongados.


Como exemplo podemos citar as intensas chuvas que vêm causando prejuízos aos produtores agrícolas e dados à cidade de Mogi das Cruzes, cidade da Região Metropolitana de São Paulo. Para saber mais leia a reportagem: Mudanças climáticas afetam zonas urbanas e rurais do Alto Tietê.


Diante de todos os efeitos negativos, medidas precisaram ser criadas para que os países controlassem as emissões de gases poluentes, utilizassem fontes de energias renováveis, e amenizassem o nível dos desmatamentos.


Fizemos um kit de slides gratuito para você, que deixará suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!


16 de março - Dia Nacional da Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas


Uma das medidas adotadas no Brasil para colocar em pauta os efeitos negativos gerados pelas mudanças climáticas foi o Dia Nacional Da Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas estabelecido pela Lei n° 12.533/2011.


No Dia Nacional Da Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas também ocorrem debates e mobilizações acerca de medidas sustentáveis para diversas áreas.


Mas, por que no dia 16 de março? Bom, no dia 16 de março de 1988 foi aberto o processo relativo ao Protocolo de Kyoto , que representava um acordo internacional para que as grandes potências mundiais pudessem reduzir as emissões de CO2, um dos principais gases do efeito estufa.


No ano de 2011, com a saída dos Estados Unidos deste acordo, houve rumores de que o Protocolo havia falhado. Entretanto, em 2012 os níveis de emissão de CO2 por países industrializados reduziu em 20%, além do que propunha o Protocolo de Kyoto. A União Europeia reduziu em 19% e a Alemanha 23% da emissão de gases.


O Protocolo de Kyoto foi um divisor de águas, na visão dos especialistas, mas é necessário que além dos países desenvolvidos controlarem as suas emissões, os demais países devem ser incluídos para que ocorra uma redução global nos níveis de emissão de CO2.


Entender os conceitos dentro da biologia são muito importantes para os alunos. Confira nosso glossário COMPLETO da biologia com centenas de termos.


Para você professor


Para auxiliar você professor a planejar sua aula, damos exemplos de experimentos relacionados a decomposição e habilidades que podem ser desenvolvidas com seus alunos com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a partir do uso deste texto como material de apoio.


Você pode durante a aula acessar o site Myclimate shape our future com seus alunos. Este site permite calcular as emissões de carbono do nosso dia a dia, a partir de perguntas simples sobre quantas vezes usamos o transporte público ou bicicleta, por exemplo. O site também oferece uma explicação sobre o resultado obtido nesse cálculo e permite aos alunos a identificação dos momentos em que mais emitem CO2, podendo encontrar também soluções alternativas.


(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.


Quer saber sobre meio ambiente? Não deixe de conferir nosso Instagram e ler outros de nossos textos:




Escrito por: Richard Campos Rangel

Revisado por: Nicolas Nathan dos Santos


Como citar este texto: RANGEL, R. C.; SANTOS, N. N. Por que 16 de março é celebrado o Dia Nacional da Consciência Sobre as Mudanças Climáticas?. Potencial Biótico. Disponível em: <https://www.potencialbiotico.com/post/porque16demarcoecelebradoodianacionaldaconscientizacaosobreasmudancasclimaticas>. Acesso em:


Referências bibliográficas:


AMOÊDO, Semírian Campos et al. Previsão da distribuição atual e futura de Carapa guianensis Aubl.(Meliaceae) frente às mudanças climáticas. 40° Encontro Regional de Botânicos XI Jornada Capixaba de Botânica. 2020.


DIELE-VIEGAS, Luisa Maria; ROCHA, Carlos Frederico Duarte. Unraveling the influences of climate change in Lepidosauria (Reptilia). Journal of Thermal Biology, v. 78, p. 401-414, 2018.


Estudos em dia. 16 de março: Dia Nacional da Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas. Disponível em: https://www.estudoemdia.com.br/dia-nacional-mudancas-climaticas-impacto-ambiental/. Acesso: 13/03/2023.


G1 Globo. Protocolo de Kyoto foi marco na proteção climática, mas insuficiente. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/02/16/protocolo-de-kyoto-foi-marco-na-protecao-climatica-mas-insuficiente.ghtml>. Acesso: 16/03/2023.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page