Como escrever um texto de divulgação científica?
- Paloma Dune

- 25 de jul de 2021
- 7 min de leitura
Atualizado: 30 de jan
Tem dificuldade de explicar temas sobre ciência para seus familiares e amigos? Saiba que você não está sozinho. A dificuldade em se comunicar com a sociedade é bastante comum no meio acadêmico. Porém, fique tranquilo, pois vamos te ensinar o passo-a-passo de como desenvolver essa habilidade produzindo um texto de divulgação científica.
Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:
Por que escrever texto de divulgação científica?
Comunicar é uma habilidade importante para quem trabalha com ciência e educação, mas sabemos que não é uma tarefa simples. Uma ótima maneira de exercitar a comunicação é pela produção de textos de divulgação científica, pois escrever estimula a criatividade e aprimora a linguagem voltada a diferentes públicos.
Outro benefício da produção de textos de divulgação científica é alcançar setores da sociedade que têm pouco ou nenhum acesso aos conhecimentos sobre ciência.
Por exemplo, uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, revelou que jovens têm mais interesse por ciência e tecnologia do que por esportes. Porém, apesar do interesse, a maioria dos entrevistados desconhece a produção científica brasileira.
Assim, quando os saberes científicos são compartilhados com uma linguagem adequada ao público, pesquisadores e instituições de pesquisa se aproximam da sociedade e isso favorece a valorização da ciência, ou seja, a produção científica ganha apoiadores.
Como começar a escrever um texto de divulgação científica?
Agora que você conhece algumas das vantagens de divulgar ciência, deve estar se perguntando como começar a produzir textos para esse fim. Então, saiba que você já deu um grande passo, pois o interesse por iniciar a produção é muito importante. A partir disso, siga os próximos passos que organizamos para você estruturar seu texto.
1- Quem é seu público-alvo?
Para definir seu público-alvo tenha em mente quem você quer atingir. Conhecer seu público é muito importante para que você consiga produzir conteúdos melhores e mais direcionados. Além de conseguir escolher meios mais eficientes para que os textos cheguem até seu público, sem desperdiçar tempo tentando atingir tudo e todos.
Abaixo estão listadas algumas perguntas importantes de se pensar:
Qual a faixa etária do meu público?
Qual a linguagem usada por essas pessoas? (Exemplo: formal ou informal)
Qual o conhecimento prévio do público sobre esse assunto?
Como posso fazer o texto chegar até elas?
Refletir e responder essas perguntas vão te ajudar a definir seu público.
Por exemplo, aqui no Potencial Biótico, nosso conteúdo é direcionado para graduandos em Biologia e professores de Ciências e Biologia. Então, conseguimos criar textos de divulgação científica focados nas demandas e no interesse do nosso público.
2- Como escolher o tema do texto de divulgação científica?
A escolha do tema abordado no texto, é um passo importante no processo de escrita. É mais fácil identificar quais assuntos são interessantes e podem contribuir para o aprendizado das pessoas quando você conhece seu público-alvo. Por exemplo, aqui no blog e no instagram do Potencial Biótico escolhemos os temas baseados em perguntas enviadas por nossos seguidores.
Na hora de escolher o tema do seu texto, tenha em mente:
Qual a relevância do assunto para o meu público?
O que as pessoas não sabem sobre esse tema e deveriam saber?
Qual o conhecimento prévio delas sobre esse assunto?
Como humanizar o assunto?
Além disso, procure um foco para evitar que, durante a redação, você se perca falando sobre outras questões que fogem do objetivo do seu texto de divulgação científica.
3- Como escolher a palavra-chave?
A palavra-chave é a principal ferramenta de pesquisa na internet, pois é basicamente tudo o que o usuário digita na busca do Google. Então, se você pretende publicar seu texto de divulgação científica na internet, é preciso usar estratégias para que o público chegue até o seu conteúdo.
Sabemos que a maioria das pessoas pesquisam na internet, portanto, é importante conhecer o que elas mais digitam na busca para conseguir definir a palavra-chave relacionada com o tema do seu texto. Você pode usar algumas ferramentas para descobrir o quanto essa palavra-chave é buscada no Google, em sites como: SemRush, Google Keyword Planner e Ubersuggest.
Assim que definir a palavra-chave é indicado colocá-la no corpo do texto, no parágrafo de introdução e até no título, se for possível. Porém, cuidado, o uso da palavra-chave deve ocorrer de forma fluida, então é preferível deixar o texto natural, do que com grande volume da palavra-chave de maneira superficial.
Estruturas do texto de divulgação científica
Depois de definir todos os passos citados anteriormente: público-alvo, tema e palavra-chave; chegou o momento de planejar seu texto de divulgação científica.
Indicamos que você siga estes passos para construir um texto organizado e coeso:
Faça uma lista com vários tópicos para guiar a redação;
Selecione os tópicos imprescindíveis;
Coloque os tópicos na ordem que devem aparecer no texto;
Pense em como conectar cada um dos tópicos;
Pesquise as referências antes de começar a redação.
Como começar o texto?
A abertura do texto é a sua chance de convencer o leitor de que ele deve continuar a leitura do seu texto. Em geral, a introdução de um texto de divulgação científica apresenta novidades para o leitor, mostrando que ali há informações novas e importantes.
Existem diferentes formatos para começar seu texto, por exemplo, apresentando dados novos ou instigando a curiosidade do seu público por meio de perguntas. No caso do Potencial Biótico nós começamos o texto com o bigode, isto é, uma breve descrição do texto que responde a dúvida referente a pergunta presente em seu título.
Você também precisa tomar alguns cuidados para não espantar o seu público, então, fuja de propaganda enganosa, generalidades e definições de termos logo no começo do texto.
Outras coisas a serem evitadas são:
Acreditar que algumas coisas são óbvias demais;
Amor cego pelo tema (conquistar o leitor antes);
Esquecer de antecipar as perguntas do leitor.
Como concluir o texto?
Ao final de um texto de divulgação científica é importante direcionar o leitor para uma reflexão mais ampla sobre o tema. Então, você pode levantar questões que ainda não tem respostas, mostrar as consequências daquele assunto abordado para a sociedade, para a conservação ambiental ou para a economia do país, por exemplo.
Formatação do texto
Para melhorar a experiência de leitura do seu público é necessário formatar o texto para deixá-lo mais fluido e acessível. Sabemos que a formatação varia de acordo com a plataforma usada, mas as dicas a seguir servem para a maioria dos casos:
Texto com linguagem simples;
Alinhamento à esquerda;
Negrito destacando trechos mais importantes;
Parágrafos de, no máximo, 4 linhas;
Tamanho do texto: cerca de 2 páginas;
Utilizar bastante listas, gráficos e demais ferramentas que facilitem a visualização;
Escrever pensando no leitor, sempre.
Cuidados na hora da revisão do texto
Após ler várias vezes o próprio texto é comum deixar passar despercebido alguns errinhos. Por isso, sugerimos que você releia sua redação no dia seguinte, e se possível, peça para outra pessoa revisar o que escreveu. Aqui no Potencial Biótico o redator e o revisor são co-autores de cada texto produzido, pois ambos desempenham funções muito importantes na construção do mesmo.
Na revisão, confira se:
Existem erros de português?
A linguagem do texto está clara e de fácil leitura?
O texto faz um bom uso da palavra-chave?
Todos os termos científicos estão bem explicados?
Bom, depois de todo esse passo-a-passo, esperamos que você comece a planejar seus primeiros textos de divulgação científica e, quem sabe, postar aqui no site do Potencial Biótico, no Espaço Biótico. Vamos construir ciência juntos!
A divulgação científica na sala de aula
Usando este texto como base , o professor pode propor aos alunos, para que os mesmos criem ou leiam e discutam um texto de divulgação científica. Sendo indicado trazer esse tema para os alunos do ensino médio, por possuírem mais conhecimento prévio e de escrita.
Baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) abaixo estão as habilidades que podem ser trabalhadas nesse tema, para ajudar na preparação da aula.
Ensino médio:
(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
A produção de conteúdo de divulgação científica vai além dos textos. Outra forma de se divulgar ciência é através das redes sociais. Nós do Potencial Biótico escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para te auxiliar nisso. Aproveite!
Escrito por: Paloma Dune
Revisado por: Mateus Bispo
Como citar este texto:
DUNE, P.; BISPO, M. R. B. Como escrever um texto de divulgação científica?. Potencial Biótico. Disponível em: <https://www.potencialbiotico.com/post/texto-de-divulgacao-cientifica>. Acesso em:
Referências Bibliográficas:
BATISTA, Talita. rockcontent, 2019. O que são palavras-chave e por que é tão importante escolher a certa! Disponível em:
<https://rockcontent.com/br/blog/o-que-sao-palavras-chave/>. Acesso em: 19 de jul. de 2021.
ESCOBAR, Herton. Jovens defendem a ciência, mas desconhecem produção científica do País. Jornal da USP, 2019. Disponível em: <https://jornal.usp.br/universidade/politicas-cientificas/jovens-defendem-a-ciencia-mas-desconhecem-producao-cientifica-do-pais/>. Acesso em: 19 de jul. de 2021.
FIOCRUZ. Introdução à Divulgação Científica (MOOC). Fiocruz Campus Virtual. Disponível em: <https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/divulgacao-cientifica-mooc>.
POTENCIAL BIÓTICO. Manual de escrita de textos: Potencial Biótico. Belo Horizonte, 2021.










789f tạo cảm giác an tâm cho game thủ nhờ hệ thống vận hành mượt, bảo mật ổn định và thiết kế dễ sử dụng. Đừng chần chừ ghé https://789fcom.asia/ để khám phá bộ sưu tập trò chơi nổi bật gồm live casino, slot nổ hũ, bắn cá, đá gà và cược thể thao đầy hứng khởi. Chính sự chăm chút xuyên suốt trải nghiệm đã giúp 789fcom asia trở thành điểm đến đáng giá.
78 Win là nền tảng giải trí trực tuyến hàng đầu, cung cấp nhiều trò chơi hấp dẫn với giao diện thân thiện và dễ sử dụng. Website : https://78win.za.com/
trang chủ 98win mang đến trải nghiệm cá cược trực tuyến đa dạng với giao diện mượt mà, tốc độ xử lý nhanh và kho trò chơi phong phú từ game bài, slots đến cược thể thao hấp dẫn. người chơi có thể tham khảo các chương trình, quyền lợi và cơ hội nhận thưởng ngay trên impactxoft com, cùng các ưu đãi hấp dẫn liên tục, giúp hành trình giải trí thuận tiện và thú vị.
98WIN tạo dấu ấn mạnh mẽ khi cung cấp trải nghiệm cá cược an toàn, hấp dẫn và đạt chuẩn quốc tế. Người dùng có thể tiếp cận toàn bộ dịch vụ qua https://98wincom.supply/ để tận hưởng kho trò chơi đa dạng cùng tỷ lệ thưởng minh bạch. Những đánh giá tích cực từ cộng đồng được tổng hợp đầy đủ tại 98wincom supply.
Người dùng yêu thích UU88 nhờ khả năng nạp rút siêu tốc và giao diện trực quan. Cổng game đa dạng mang lại nhiều lựa chọn giải trí, phù hợp với mọi sở thích. Truy cập uu88 blog để cập nhật các mẹo chơi và tin tức mới, giúp trải nghiệm thêm trôi chảy và kiểm soát tốt hơn hành trình giải trí của mình.