Por que não haveria vida na Terra sem a camada de ozônio?
Atualizado: 19 de jan.
Sem a camada de ozônio a Terra deixaria de ter o seu filtro natural, sem esse filtro, as plantas e os fitoplânctons seriam afetadas diminuindo sua produtividade, o que reduz a emissão de oxigênio para o meio ambiente. Além disso, outros organismos também seriam impactados e a manutenção da vida na Terra estaria comprometida. Leia o texto e entenda como funciona a camada de ozônio e por que ela é indispensável.
Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:
O que é a camada de ozônio e qual a sua função?
A camada de ozônio é constituída pelo gás ozônio(O3), que, quimicamente falando, é um gás bastante ativo que reage com outras substâncias. A camada de ozônio está localizada na Atmosfera, mais precisamente ocupando 90% na Estratosfera e 10% na Troposfera. Essa camada atua como um filtro natural que protege a vida na Terra. Sua função de filtro natural se deve as moléculas de ozônio que filtram o excesso de radiação vinda do sol: Raios Ultravioleta do tipo A (UV-A) e principalmente do tipos B (UV-B).
Se a camada de ozônio fosse inexistente a vida na Terra não seria possível. Sem o filtro, os raios solares danificam as proteínas do DNA de todos os seres vivos: humanos, plantas, animais e não podemos esquecer dos fungos, protozoários, algas, bactérias.

Fonte: Imagem adaptada pela autora
Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!
O que destrói a camada de ozônio?
Uma série de atividades humanas são responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Em diferentes atividades, como a expansão do agronegócio, por exemplo, são utilizadas substâncias nocivas ao meio ambiente e à camada de Ozônio. Essas substâncias são chamadas halogenadas e possuem átomos de cloro (Cl), bromo (Br), flúor (F) ou dióxido de carbono (CO2).
A preocupação com o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente, juntamente com a necessidade de frear a destruição da camada de ozônio, levou líderes de diferentes nações a se reunirem na Áustria, em 1987, para a realização da Convenção de Viena para a proteção da camada de ozônio.
A Convenção de Viena teve o objetivo de elencar mecanismos de redução dos impactos e promoção da proteção da camada de ozônio e contribuiu para o surgimento do Protocolo de Montreal.
O Protocolo de Montreal é um tratado internacional que visa proteger a camada de ozônio, evitando e substituindo o uso de substâncias que a afetam. Desde que foi firmado, o Brasil e mais 197 países se comprometem a segui-lo.
Quais são as substâncias que o Protocolo de Montreal controla para proteger a camada de ozônio?
O Protocolo de Montreal dividiu as substâncias controladas em 7 famílias diferentes, visando proteger a camada de ozônio:
Clorofluorcarbonetos (CFCs); geralmente usados no setor de espumas, limpezas e solventes farmacêuticos.
Hidroclorofluorcarbonetos(HCFCs); usados em setores de refrigeração doméstica e comercial.
Halons; comumente usados em extintores de incêndio.
Brometo de metila; uso agrícola, esterilização de solos e proteção de mercadorias armazenadas.
Tetracloreto de carbono (CTC); um tipo de solvente para limpeza.
Metilclorofórmio; outro tipo de solvente para limpeza.
Hidrobromofluorcarbonetos (HBFCs), aerossóis e utilizado como agente de expansão de espuma.
Você pode acessar o site do Protocolo de Montreal para entender melhor o que são essas substâncias.
Como a destruição da camada de ozônio afeta os seres vivos?
De acordo com a literatura, ao longo das últimas décadas estamos observando a diminuição da proteção contra a radiação UV, devido ao surgimento de buracos na camada de ozônio. Porém, o que realmente tem acontecido, é que a camada de O₃ tem se tornado cada vez mais fina.
Essa radiação também vem afetando o crescimento das plantas e o fitoplâncton (algas microscópicas de grande importância para a dieta de animais marinhos)
Os seres vivos, por sua vez, são afetados de diferentes formas pela exposição à radiação UV. Algumas consequências dessa exposição são o envelhecimento precoce, danos à visão e alteração do DNA e mutações no código genético, entre outras.
O organismo, por si só, tenta contornar essa situação e até consegue consertar essas mutações. Contudo, o problema é que nem sempre obtemos sucesso nesses processos, e algumas vezes as células afetadas morrem, podendo desencadear um câncer.
Como já dito, 90% do ozônio se localiza na estratosfera, em uma cartilha sobre os impactos na saúde feita pelo site oficial do Protocolo de Montreal, consideram o ozônio localizado na estratosfera como “ozônio bom” e os 10% encontrados na troposfera como “ozônio ruim”. Isso porque, o ozônio presente na troposfera é formado por substâncias poluentes que afetam os tecidos pulmonares, causando problemas respiratórios e afeta também as plantas.
Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!
Como podemos preservar a camada de ozônio?
Uma maneira simples de preservar a camada de ozônio é separar o lixo corretamente, não utilizar aerossóis, não realizar queimadas, aumentar o uso de bicicletas e transportes públicos, diminuindo a pegada de carbono, realizar manutenção em eletrodomésticos, como geladeira e ar condicionado, para evitar que liberarem CFCs.
Todas essas atitudes combinadas a ações de grandes empresas e ações governamentais podem contribuir com a proteção da camada de ozônio.
Se você se preocupa com o meio ambiente e gostaria de saber como anda sua pegada ecológica, clique aqui e faça o cálculo da sua pegada.
Como aplicar o tema sobre a importância da camada de ozônio em sala de aula?
Você, professor, pode aplicar o tema deste artigo de modo didático, seguindo as habilidades da BNCC:
(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação
Esse tema exige o conhecimento de alguns conceitos sobre o tema. Aconselhamos que você, professor, faça uma análise de conhecimento com seus alunos para saber o nível de aprendizagem sobre o tema.
Esses testes podem se dar através de perguntas orais para a turma, o que torna a aula mais interativa entre aluno e professor, ou mesmo, pode avaliar o conhecimento através de questionários escritos.
Após esse momento, conceitue e exemplifique o que é a camada de ozônio, fazendo desenhos esquemáticos de fixação e explicando o conteúdo dando exemplos de situações cotidianas que podem prejudicar a camada de ozônio .
Abaixo temos 3 links de conteúdos complementares: Neste link você terá acesso a uma cartilha produzida pelo Ministério do Meio Ambiente sobre Ações Brasileiras para a proteção da camada de ozônio. A página 47-48 possui exemplos das mudanças sobre as ações de consumo comum do cotidiano.
Cartilha de Ações Brasileiras para a proteção da camada de ozônio
No vídeo Buraco na Camada de Ozônio, você professor pode trabalhar diversos temas além do tema camada de ozônio, é um vídeo de 10 minutos com muito conteúdo explicativo, vale a pena passar para seus alunos
Assistir: “Buraco na Camada de Ozônio”
No vídeo “E se a camada de ozônio desaparecesse?” possui um intuito de concientizar de demonstrar o que aconteceria se a camada de ozônio desaparecesse e reflete a necessidade de preservá-la
Assistir E se a camada de ozônio desaparecesse?
Após a explicação do conteúdo faça um teste com algumas perguntas chaves e compare algumas respostas antes e depois da explicação junto com os alunos. Discuta com eles como podem contribuir para proteger a camada de ozônio.
Como citar este texto?
GUEDES, E.A.O.; BADARI, J.C. Por que não haveria vida na Terra sem a camada de ozônio? . Potencial Biótico. Disponível em: <https://www.potencialbiotico.com/post/camadadeozonio>. Acesso: xx/xx/xxxx.
Escrito por: Erika Guedes (@erikaguedesz)
Revisado por: Juliana Cuoco Badari (@jujubadari)
Referências:
Nasa ozone watch. Diponível em:<https://ozonewatch.gsfc.nasa.gov/> Acesso em: 09 de set. de 2022 MMA. Ministério do Meio Ambiente. Camada de ozônio. Diponível em: <https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/climaozoniodesertificacao/ozonio> Acesso em: 10 de set. de 2022
MMA. Ministério do Meio Ambiente. Ações brasileiras para a proteção da camada de ozônio. Disponível em: <https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/climaozoniodesertificacao/protecao_camada_ozonio_acoes_brasileiras.pdf/view> Acesso em : 10 de set. de 2022.
Laganke, A. Camada de ozônio: Conservação. Instituto de Biologia. USP. Disponível em<http://ecologia.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/des_ozonio.htm> Acesso em: 10 de set. de 2022
WWF. World Wildlife Fund. O que é camada de ozônio?. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/#:~:text=Tais%20subst%C3%A2ncias%20contribuem%20tamb%C3%A9m%20para,o%20carv%C3%A3o%20e%20o%20petr%C3%B3leo> Acesso em 10 de Set. de 2022.
PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Por que a destruição do ozônio representa uma ameaça à saúde humana e ao meio ambiente? Disponível em<http://www.protocolodemontreal.org.br/eficiente/sites/protocolodemontreal.org.br/pt-br/site.php?secao=perguntaserespostas&pub=135. > Acesso em 11 de Set. de 2022
PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Sobre o protocolo de Montreal. Disponível em <https://www.protocolodemontreal.org.br/site/quem-somos/protocolo-de-montreal/sobre-o-protocolo-de-montreal> Acesso em 11 de Set. de 2022.