top of page

Quais brinquedos e Jogos Podemos Fazer com Materiais Recicláveis?

Atualizado: 13 de set. de 2022


Reciclagem é muito importante para o meio ambiente. Ela ajuda contra a poluição, o desmatamento e os animais que sofrem com essa contaminação de resíduos. Você pode separar e descartar corretamente, mudar alguns hábitos de vida e até reutilizar seu “lixo”. Veja como produzir brinquedos e jogos com materiais recicláveis.

Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:


Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


Resíduos sólidos


Segundo a cooperação para proteção do clima na gestão de resíduos sólidos urbanos (proteGEEr) a definição de resíduo é qualquer substância, material ou objeto descartado pelas ações humanas na sociedade. Não é por que esse resíduo foi descartado que ele não tem mais valor, mas que quem descartou não vê mais uso para aquilo. Mas há pessoas que veem utilidade naquele resíduo, seja original ou transformado.


Os resíduos acabam poluindo o meio ambiente e trazendo impactos negativos para nós e principalmente para os animais, que sofrem de várias formas com essa poluição. São gerados cerca de 1,4 bilhões de toneladas de lixo por ano no mundo, onde a maioria são descartados de forma imprópria e acabam poluindo o meio ambiente. A ONU (Organização das Nações Unidas) prevê que, se não houver mudanças, até 2050 haverá um aumento de 350% nos resíduos sólidos urbanos.


A reciclagem é um meio de reutilização desses resíduos descartados. Além de diminuir a quantidade de lixo, também diminui a quantidade de matéria prima extraída da natureza, pois estará reutilizando matéria já extraída.


Materiais que podem ser reciclados


Papel:


Jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral;


Plástico:


Tampas, potes de alimentos, frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas e baldes;

Vidro:


Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens;


Metais:


Latas de alumínio, latas de aço, tampas, ferragens, canos, esquadrias, molas e molduras de

quadros;


Isopor;


Madeira;


Tecidos;


A reciclagem pode ser feita por meio da coleta para centros de reciclagem, seja por meio de catadores, da reutilização desse material para outra coisa, que normalmente difere da sua função original ou iniciativas do setor público e privado. Outro modo que podemos ajudar o meio ambiente é substituindo alguns objetos e hábitos que temos por outros mais ecológicos.


Entender os conceitos dentro da biologia são muito importantes para os alunos. Confira nosso glossário COMPLETO da biologia com centenas de termos.


Descarte de materiais recicláveis


Antes do descarte é necessário limpar os resíduos e se possível separá-los em grupos de acordo com o seu material. O descarte deve ser feito em pontos de coleta, que podem ser da própria prefeitura ou de mercados, por catadores de lixo, ou pela coleta de lixo em sua rua nos dias estipulados.


Os aplicativos Cataki e Recicle.me permitem que você consiga avisar que possui certo lixo reciclável, e um catador ou uma pessoa com interesse naquele material pode ir buscá-lo. Outro aplicativo interessante é o Descarte rápido que mapeia todos os pontos de coleta próximos à você, há um site que tem essa mesma função: o eCycle.

Link dos aplicativos:


Substituições dos materiais recicláveis


Com mudanças de hábitos podemos mudar a quantidade de lixo que geramos. Ao invés de destinar corretamente ou reutilizá-lo, podemos não produzi-lo.

Alguns exemplos são:

  • Utilização de canudo reutilizável (inox ou vidro);

  • Utilização de calcinha absorvente, absorvente de pano, coletor ou disco menstrual;

  • Escova de dentes de bambu;

  • Dê preferência ao copo reutilizável ou garrafa;

  • Ecobag para diminuição do usos de sacolas;

  • Doar roupas ao invés de jogar fora;

  • Comprar roupas de brechó (além de estar reutilizando a roupa ainda economiza);



Reutilização de materiais recicláveis


Com os materiais que não utilizamos mais, conseguimos fazer diversas outras coisas ao invés de simplesmente jogar no lixo. É possível com eles, fazer jogos, brinquedos, móveis e decoração.


É interessante praticar esse tipo de atividade com as crianças para a conscientização da importância da reciclagem e descarte correto dos materiais. Essa percepção virá quando for mostrado para ela que o “lixo” pode ter outras utilidades. Por isso, iremos focar em jogos e brinquedos feitos com materiais recicláveis, mostrando ideias para fazer com ou para as crianças.


Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!


Com garrafas plásticas:


  • Avião e helicóptero

Feitos com garrafa plástica, palitos de sorvete, papelão, tampinhas e canudos. Eles despertam a criatividade da criança para criar histórias com aquele brinquedo. Para saber como fazer, acesse aqui!


  • Carro

Feito garrafa plástica e tampinhas de garrafa. Também desperta a criatividade por induzir a criança a criar uma história envolvendo o brinquedo. Para saber como fazer, acesse aqui!


  • Cofre de porquinho

O cofre é feito com garrafa e tampinhas para as patas e focinho. Ele desenvolve a educação financeira da criança incentivando-a a guardar dinheiro. Para saber como fazer, acesse aqui!


  • Foguete

Feito de garrafa plástica e papelão, desenvolve a criatividade da criança para fazer histórias para se divertir com o brinquedo. Para saber como fazer, acesse aqui!


  • Argola

Com garrafas plásticas e argolinhas, desenvolve a pontaria e o espírito esportivo e ajuda a lidar com a derrota. Para saber como fazer, acesse aqui!


  • Acerta o buraco

Com garrafas plásticas grandes e bolinhas de papel usado, o jogo desenvolve a pontaria e a ação motora da criança, cria o espírito esportivo e ajuda a lidar com a derrota. Para saber como fazer, acesse aqui!


Foto de brinquedos feitos com garrafas plásticas. Nessas fotos encontra-se: foguete, avião, helicóptero, cofre de porquinho, carro, jogo das argolas e acerta buraco
Brinquedos e jogos que podem ser feitos com garrafas plásticas


Com várias tampinhas:


  • Jogo da velha

Com caixa de ovo e tampinhas, faz-se um jogo que desenvolve o raciocínio e intelecto da criança, além da paciência, observação e atenção. Para saber como fazer, acesse aqui!


  • Jogo da memória

Com tampinhas de garrafa com imagens ou cores na parte de dentro, esse jogo desenvolve a atenção e observação da criança. Para saber como fazer, acesse aqui!


  • Damas

Com um pedaço de papelão e várias tampinhas, de preferência de só duas cores, conseguimos produzir um jogo que promove a atenção, percepção, raciocínio lógico e paciência das crianças. Para saber como fazer, acesse aqui!


  • Caça-palavras

Com papelão, muitas tampinhas plásticas e elásticos, conseguimos produzir um jogo que auxilia as crianças na alfabetização e na ampliação de vocabulário, além do raciocínio para formar as palavras. Para saber como fazer, acesse aqui!


  • Resta um

Com papelão e várias tampinhas, esse jogo desenvolve o raciocínio lógico e a atenção das crianças. Para saber como fazer, acesse aqui!


  • Dominó

Com tampinhas de garrafas coladas em duplas e com cores ou números dentro, faz-se um jogo que desenvolve o raciocínio lógico, a atenção e o espírito esportivo. Para saber como fazer, acesse aqui!


Nessa foto há várias ideias de jogos para se fazer com tampinhas de garrafa. Nela tem: resta um, jogo da memória, jogo da velha, dama, dominó e caça-palavras.
Jogos que podem ser feitos com tampinhas de garrafa

Caixinhas:


  • Dominó (caixinhas de suco)

Com caixinhas de suco encapadas e com os números, fazemos um jogo que desenvolve o raciocínio lógico, a atenção e o espírito esportivo. Para saber como fazer, acesse aqui!


  • Dominó (caixinhas de fósforo)

Com caixinhas de fósforo encapadas e com os números, fazemos um jogo que desenvolve o raciocínio lógico, a atenção e o espírito esportivo. Para saber como fazer, acesse aqui!


Nessa foto há duas imagens de dominó que podem ser feitas com caixa de fósforo ou de suco.
Jogos para se fazer com caixinhas


Que tal ter em suas mãos o passo a passo de como produzir as principais peças para o Instagram? Baixe o Manual prático para criar post, stories e reels no Canva 100% gratuito!


Como aplicar em sala de aula


Utilizando materiais recicláveis, além de desenvolver criatividade, raciocínio lógico, cooperatividade e outras qualidade, também conseguimos conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem e que ela não é tão ruim e tão difícil como acham que é.

A criança também pode querer reproduzir os brinquedos em casa e transmitir essa consciência sobre reciclagem para sua família, incentivando o ato de reciclar e reutilizar.

Na sala de aula, o professor pode trazer os brinquedos prontos, explicar o que foi feito e qual a importância disso. Ou ele pode fazer o arrecadamento do material na sala e fazer o brinquedo junto com as crianças, que além de brincar vão participar do processo de reutilização da embalagem.

Além da conscientização sobre reciclagem, conseguimos fazer uma reflexão sobre como nós, seres humanos impactamos em todo o mundo e como temos que ter cuidado em nossos atos para não prejudicar ninguém ou pelo menos diminuir o impacto negativo.

Baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) abaixo estão as habilidades que podem ser trabalhadas nesse tema, para ajudar na preparação da aula.


Ensino fundamental:


(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.


(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).


(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.


(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.


Ensino médio:


(EM13CNT307) Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.


(EM13CNT309) Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.

Vamos ajudar


Podemos ajudar o meio ambiente de formas simples, e algumas delas, podem até nos proporcionar momentos divertidos. A diminuição da quantidade de resíduos no meio ambiente é um tema muito importante pois impacta todos que moram no Planeta Terra, seja ser humano, animal, planta ou bactéria.


É importante ter consciência dos impactos que a ação humana causa no mundo e ao mesmo tempo saber amenizá-los. Esses impactos dificultam a nossa sobrevivência e a de outros seres que aqui também residem, pois estamos matando quem nos mantém vivos.


Por isso que precisamos mudar nossos hábitos e fazer o possível para tentar reverter ou atenuar a situação.



Leia mais sobre no nosso Instagram:




Escrito por: Camila da Silva Neves

Revisado por: Érika Pinheiro



Como citar este texto:


NEVES, C. S.; PINHEIRO, E. F. Quais brinquedos e Jogos Podemos Fazer com Materiais Recicláveis?. Potencial Biótico. Disponível em: <https://www.potencialbiotico.com/post/materiaisreciclaveis>. Acesso em:


Referências Bibliográficas:


ProteGEEr. O que são Resíduos Sólidos. Disponível em: <http://protegeer.gov.br/rsu/o-que-sao>. Acesso em: 15/02/2022.


Meu Resíduo. VISÃO GERAL DOS RESÍDUOS NO NOSSO PLANETA. Disponível em: <https://meuresiduo.com/geral/visao-geral-dos-residuos-solidos-no-nosso-planeta/


G1- Jornal Hoje. Conheça os materiais que podem ser reciclados e saiba como separá-los. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/10/conheca-os-materias-que-podem-ser-reciclados-e-saiba-como-separa-los.html>. Acesso em: 15/02/2022.


Pensamento verde. Quais são os materiais recicláveis. Disponível em: <https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/quais-sao-os-materiais-reciclaveis-e-nao-reciclaveis/>. Acesso em: 15/02/2022.


Um Só Planeta. 6 aplicativos que auxiliam na reciclagem de resíduos sem sair de casa. Disponível em: <https://umsoplaneta.globo.com/sociedade/noticia/2021/05/24/6-aplicativos-que-auxiliam-na-reciclagem-de-residuos-sem-sair-de-casa.ghtml>. Acesso em: 15/02/2022.





Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page