top of page

Quais filmes sobre biologia devo assistir?

Atualizado: 19 de jan. de 2023

Neste texto preparamos para você uma lista de filmes sobre biologia para você se divertir e aprender ao mesmo tempo. Também inclui filmes de ciências e até filmes sobre genética, que é uma das áreas da biologia.

Existe alguma coisa melhor do que assistir a um filme naquele tempo livre e ainda aprender biologia durante o processo?


E para você que é professor ou pretende ser, já fica a dica de quais filmes sobre biologia usar na sala de aula com seus alunos.


Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!


Quer ir para algum tópico em específico? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:


Ah, todas as sextas, lá no nosso Instagram nós fazemos uma indicação cultural, seja ela, filmes, séries, documentários e livros. Você pode conferir no destaque PBCine.


Seguem as indicações que o Potencial Biótico separou para você:


Os Sem Floresta (2006)


Tema: fragmentação ambiental e suas consequências.


Filmes sobre biologia: Os Sem Floresta

É uma animação que aborda a fragmentação ambiental, que é quando reduzimos o espaço natural dos outros animais, bem como suas consequências. O tema é fundamental a ser trabalhado dentro da ecologia.


Sinopse do filme:


A primavera chegou, o que faz com que os animais da floresta despertem da hibernação. Ao acordar eles logo têm uma surpresa: surgiu ao redor de seu habitat natural uma grande cerca verde. Inicialmente eles temem o que há por detrás da cerca, até que RJ (Bruce Willis) revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem, que agora ocupa apenas um pequeno espaço. RJ diz ainda que no mundo dos humanos há as mais diversas guloseimas, convencendo os demais a atravessar a cerca. Entretanto esta atitude desagrada o cauteloso Verne (Garry Shandling), que achava melhor permanecer onde estavam inicialmente.”



GATTACA - experiência genética (1997)


Tema: engenharia genética e ética.


Filmes sobre biologia: Gattaca

É uma ficção científica que questiona uma sociedade que, para se ter sucesso ou fracasso, isto é determinado na hora do nascimento.


É interessante de se discutir e abordar sobre uma perspectiva ética, pois os seres humanos são geneticamente modificados e escolhidos em laboratório. É um dos filmes sobre genética importantes para se discutir em sala de aula.


Sinopse do filme:


“Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.”



Confira o trailer:



Você sabe como fazer extração de DNA em sala de aula? Temos um roteiro prontinho para você usar! Confira em: Como fazer extração de DNA?


Contágio (2011)


Tema: pandemia viral, vacinas, queda do sistema de saúde.


Filmes sobre biologia: Contágio

O filme aborda aspectos questões como o sistema de saúde desmorona no mundo inteiro devido a pandemia e até mesmo sobre o desenvolvimento de vacinas: suas dificuldades, quem irá receber primeiro, o processo de produção, etc. Devido a pandemia do coronavírus é interessante observar a semelhança do filme com a situação em que vivemos.


Sinopse do filme:


Contágio segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.”



Confira o trailer:



Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


Bee Movie - A História de uma abelha (2007)


Tema: importância das abelhas, influência dos humanos em relação à produção animal.


Filmes sobre biologia: bee movie

O filme dá abertura a discussão e reflexão sobre produtos que os humanos utilizam, isto é, como as abelhas têm imensa importância para o ecossistema e para a vida de outros seres vivos, nos incluindo nessa conta.


Sinopse do filme:


Barry B. Benson (Jerry Seinfeld) formou-se recentemente e sonha com um emprego na Honex, onde poderá produzir mel. Desta forma ele se aventura fora da colméia, onde descobre um mundo até então inteiramente desconhecido. É quando conhece Vanessa Bloome (Renée Zellweger), uma alegre florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar regularmente. Logo eles se tornam amigos, o que faz com que Barry conheça melhor os humanos. Porém Barry descobre que qualquer pessoa pode comprar mel nos supermercados, o que o deixa profundamente irritado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça.”



Confira o trailer:



Qual a importância da polinização? Para descobrir, confira nosso texto: O que é a polinização?


Rio (2011)


Tema: conscientização contra o contrabando de animais, conservação de animais, relação dos humanos com outros animais.


Filmes sobre biologia: Rio

Este filme com muita biologia aborda como alguns animais são retirados da natureza para serem vendidos ilegalmente. Outra abordagem é em relação à conservação dos animais.


Ele mostra como seria uma reprodução de animais em cativeiro para posteriormente serem soltos na natureza, um trabalho feito muitas vezes por biólogos e veterinários. A arara azul Blu é retirada ainda filhote da natureza.


“Blu (Jesse Eisenberg) é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio (Rodrigo Santoro) entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade (Anne Hathaway). Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.”



Confira o trailer:



Você saber o que é biopirataria? Confira mais sobre em nosso texto: O que é a biopirataria?


Era do Gelo (2002)


Tema: Animais da era do gelo, relação com o homem e Paleontologia.


Filmes sobre biologia: Era do Gelo

O mais interessante deste filme é que ele mostra diversos animais que foram realmente achados da paleontologia. Nem todos ali conviveram na mesma época e na mesma região, mas é extremamente interessante ver a relação da fauna da época com o homem.


Sinopse do filme:


"O mamute Manny (Ray Romano/Diogo Vilela), o tigre de dente de sabre Diego (Dennis Leary/Márcio Garcia) e a preguiça-gigante Sid (John Leguizamo/Tadeu Melo) são amigos em uma época muito distante dos dias atuais e vivem suas vidas em meio a muito gelo. Até o dia em que eles encontram um menino esquimó totalmente sozinho, longe de seus pais, e decidem que precisam ajudá-lo a achar a sua família. Enquanto isso, o esquilo pré-histórico Scrat segue na sua saga para manter sua amada noz protegida de outros predadores."



Confira o trailer:



Guerra Mundial Z (2013)


Tema: Ficção científica, suspense, pandemia, pesquisa científica, doenças.


Filmes sobre biologia: Guerra Mundial Z

Este é um filme que pode ajudar a despertar a vontade de seus alunos de se tornarem um cientista, porque ele aborda sobre o desenvolvimento de vacinas com uma perspectiva de “salvar a humanidade”.


É uma ficção científica onde uma doença misteriosa se espalha pelo mundo transformando todo mundo em zumbi. Mostra a história de um homem que trabalhou na ONU e precisa descobrir alguma forma de combatê-la.


Claro, você pode mostrar e dar ênfase como o processo de desenvolvimento da vacina se dá, afinal, é uma ficção científica.


Sinopse do filme:


"Uma terrível e misteriosa doença se espalha pelo mundo, transformando as pessoas em uma espécie de zumbis. A velocidade do contágio é impressionante e logo o Governo americano recruta um ex-investigador da ONU (Organização das Nações Unidas) para investigar o que pode estar acontecendo e assim salvar a humanidade, tendo em vista que as previsões são as mais catastróficas possíveis. Gerry Lane (Brad Pitt) tinha optado por dedicar mais tempo a sua esposa Karen (Mireille Enos) e as filhas, mas seu amor a pátria e o desejo de salvar sua família acabam contribuindo para que ele tope a missão. Agora, ele precisa percorrer o caminho inverso da contaminação para tentar entender as causas ou, ao menos, identificar uma maneira de conter o contágio até que se descubra uma cura antes do apocalipse. Começa uma verdadeira corrida contra o tempo, que mostra-se cada vez mais curto, na medida que a população de humanos não para de diminuir."



Confira o trailer:



Divertida Mente (2015)


Tema: Psicologia, emoções e funcionamento do cérebro (de forma metafórica).


Filmes sobre biologia: Divertidamente

Muitas pessoas possuem muita curiosidade sobre como funciona o cérebro. O filme mostra de uma maneira engraçada como poderia ser o funcionamento das emoções no cérebro.

Sinopse do filme:

"Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente."


Confira o trailer:



Vida de inseto (1998)


Tema: exemplos de insetos, cadeia alimentar, organização de uma sociedade de formigas.

Filmes sobre biologia: Vida de Inseto

Mostrar a importância e organização de insetos é um tema que certamente você precisará abordar com seus alunos. Temáticas ambientais, sobre ecologia e zoologia podem ter muita relação com o filme indicado.

Sinopse do filme:

"Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha."

Confira o trailer:



Eu sou a lenda (2007)


Tema: vírus, pandemia, bioética

Filmes sobre biologia: Eu sou a Lenda

Um filme que envolve pandemia, pois um vírus dizimou toda a população, e um cientista acha que ele e o cachorro são os únicos sobreviventes. Ele é imune ao vírus e então, procura uma forma de solução e cura para o problema.

"Um terrível vírus incurável, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus."


Confira o trailer:



Lucas, um intruso no formigueiro (2005)

Tema: conscientização ambiental, organização de sociedade de formigas.


O filme retrata o personagem Lucas que sofre bullying e acaba descontando em um formigueiro. Pode ser feita uma abordagem interdisciplinar buscando aspectos da relação dos alunos com os colegas.

Em uma noite o personagem é transformado em formiga e precisa trabalhar na colônia. Os temas abordados envolvem trabalho em equipe e os próprios aspectos das formigas, como sua organização e a conscientização ambiental que deve ser desenvolvida nos alunos.


Sinopse do filme:

"Lucas Nickle (Zach Tyler) é um garotinho de dez anos que acaba de se mudar para uma nova vizinhança. Sem amigos e com uma família ausente, ele é constantemente atacado por uma gangue local. Certo dia, ele joga toda sua raiva para fora e afoga um formigueiro com sua pistola d'água. O menino tem seu tamanho misteriosamente diminuído, até ficar da mesma altura que uma formiga. Ele é então obrigado a trabalhar como escravo na reconstrução do formigueiro que ele mesmo destruiu."


Confira o trailer:



Você conhece mais filmes sobre biologia? Então deixe suas sugestões nos comentários!


Os filmes na sala de aula


Passar o filme em sala de aula, recomendar ou passar como lição de casa é uma atividade interessante de se fazer para complementar e contextualizar a aula de um modo dinâmico e divertido.


Cada filme vai abordar um tema diferente, assim, atingindo diferentes habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mas é importante pois cada filme consegue se encaixar em um tema de aula.



Que tal também ver séries e documentários sobre biologia? Acesso nossos textos sobre o tema: Quais documentários de biologia devo assistir?


Escrito por: Júlia Quintaneiro


Ref:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page