top of page
  • Foto do escritorCSEC

As formigas dormem?

Atualizado: 17 de abr. de 2022

Geralmente quando olhamos para uma formiga ela está se mexendo e aí fica a dúvida se elas tiram um cochilo. A resposta é sim: as formigas dormem. Confira no texto por quanto tempo e a diferença entre o sono das operárias e das rainhas.

Você já pensou em produzir conteúdo para Internet? Escrevemos um E-book 100% gratuito com diversas ferramentas perfeitas para isso. Aproveite!


Quer ir par alguma parte específica do post? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:


O que é o sono?


No dicionário Michaelis, sono é definido como estado fisiológico periódico em que ocorre diminuição da atividade sensorial e cerebral.


Isso é fundamental principalmente para o cérebro, pois é nesse momento que ocorrem processos de reparação, eliminação de toxinas e a formação da memória. Por isso, depois de uma boa noite de sono, nós acordamos mais atentos e dispostos.


O sono não é exclusividade do ser humano e você provavelmente já sabe disso. Caso você tenha um gato, um cachorro ou um passarinho, já os viu dormindo. Ou ainda, já viu um daqueles vídeos de filhotinhos fofos caindo de sono que sempre viralizam na internet.


Esses animais são vertebrados, assim como nós, e por isso é fácil pensar que quaisquer outros mamíferos e aves que não falamos aqui também dormem, mesmo que nunca tenhamos visto.


No entanto, acho difícil que você tenha visto uma formiga dormir, até porque a maioria das vezes em que vemos formigas, elas estão procurando alimento ou trabalhando na construção do seu formigueiro. Você já parou para pensar nisso? Então, será que as formigas dormem?


Você sabia que passamos, em média, 1/3 de nossas vidas dormindo? Para saber mais sobre o sono, leia nosso texto: Qual a importância do sono?


Formigas são insetos sociais que se dividem para fazer o trabalho


Como funciona um formigueiro?


A rainha constrói o início do formigueiro, alimenta as primeiras operárias e bota ovos pelo resto da vida, muitos e muitos ovos.


As operárias aumentam o formigueiro, além de o defenderem e fazerem sua limpeza, também procuram comida e alimentam a rainha e as larvas.


Fizemos para você um kit de slides gratuito que deixarão as suas aulas ainda mais interessantes. Aproveite!


Como as formigas dormem?


Com tanto trabalho cuidando da colônia, cada formiga também precisa de uma pausa para "descansar" e recompor suas energias, então sim, formigas dormem! Mas diferente de nós, as formigas dormem várias vezes durante o mesmo dia.


Isso foi observado em estudo feito com formigas lava-pé (Solenopsis invicta) mostrando que as rainhas dormem em média 92 vezes por dia e cada um desses episódios de sono dura em torno de 6 minutos.


Somando tudo, as rainhas dessa espécie dormem 9 horas e 24 minutos por dia. Muito mais que eu!


Elas apresentam inclusive dois tipos de sono:

  • cochilos: onde respondem caso sejam estimuladas;

  • sono profundo: onde não respondem mesmo que outras formigas mexam com elas, igual aquele seu tio que dorme no sofá depois do almoço de domingo.


No sono profundo, inclusive, as rainhas apresentam movimentação rápida das antenas, o que pode ser análogo ao movimento rápido dos olhos, característico da fase do sono mais profundo na gente. Muito legal, né?


Já as operárias dormem muito mais vezes durante o dia, mas cada episódio de sono dura menos, elas dormem cerca de 253 vezes por dia, com duração média de 66 segundos por episódio.


Somando tudo, as operárias dormem aproximadamente 4 horas e 48 minutos por dia.


Nos formigueiros estudados, 20% das formigas operárias dormem, enquanto 80% estão disponíveis para realizar as inúmeras tarefas, o que permite que todas as atividades necessárias no formigueiro sejam sempre executadas. Por isso temos a impressão de que elas nunca param de trabalhar.


Entender os conceitos dentro da biologia são muito importantes para os alunos. Confira nosso glossário COMPLETO da biologia com centenas de termos.


Com tantos episódios de sono, você deve desconfiar que as formigas não regulam suas atividades pela claridade do dia. Essas formigas vivem no subterrâneo e são expostas de forma irregular a períodos claros.


Animais que vivem nesse ambiente geralmente não regulam suas atividades pela fase clara. Apesar disso, quando expostas a ambientes claros, as operárias de Solenopsis invicta realizam suas atividades com maior intensidade.


Formigas dormem? Entenda o processo científico por trás do sono das formigas.
Foto de Alex Wild

A maioria dos estudos, e consequentemente das informações, sobre sono são sobre vertebrados, mas recentemente tem aumentado a quantidade de estudos realizados com o objetivo de entender o sono em insetos, como abelhas, baratas e moscas.


Essas pesquisas podem trazer maior compreensão sobre o sono, incluindo sua função na aprendizagem e descanso, até mesmo da nossa própria espécie.



Quer saber mais sobre como as formigas? Conheça o trabalho que nosso laboratório desenvolve através do nosso Instagram: @csec_ufmg



As formigas na sala de aula


Com esse tema não muito conhecido e curioso, é possível criar uma discussão com os alunos sobre qual a provável resposta, antes de dizê-la.


Pode-se apresentar junto com a informação sobre o sono das formigas um vídeo como esse, sobre curiosidades e fatos sobre as formigas, para complementar o conteúdo e aumentar a curiosidade dos alunos pelo grupo.


Esse tipo de questão pode promover a curiosidade sobre como outros animais dormem e o professor pode utilizar isso ao seu favor, realizando trabalhos, seminários em grupos, debates e discussões.


Baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) abaixo estão as habilidades que podem ser trabalhadas nesse tema, para ajudar na preparação da aula.


Ensino fundamental:


(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.


Ensino médio:


(EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).


(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.


Quer aprender mais sobre animais? Visite nosso Instagram e nosso nosso Site:




Escrito por: Heitor Felipe Lopes de Castro e Tiago Vinícius Fernandes.

Revisado por: Júlia Quintaneiro e Luiz Ottoni.



Referências bibliográficas:


Cassill, D.L., Brown, S., Swick, D. et al. Polyphasic Wake/Sleep Episodes in the Fire Ant, Solenopsis Invicta . J Insect Behav 22, 313 (2009). Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10905-009-9173-4


Sono. Michaelis On-line. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/sono/>. Acesso em: 20 de janeiro de 2021



1.970 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page