top of page

Procurando livros de ficção envolvendo Biologia? Confira algumas dicas aqui!

Atualizado: 23 de jun. de 2023

Neste texto preparamos para você uma lista de livros de ficção voltados à biologia e áreas afins, para você se divertir e se aprender ao mesmo tempo. Então acomode-se em sua poltrona, abra seu livro e deixe sua imaginação te guiar!

Quer ir para alguma parte específica deste artigo? Basta clicar em qualquer um dos tópicos:



Os livros de ficção nos possibilitam exercitar nossa imaginação ao mesmo tempo que nos permitem adentrar em uma diversidade de realidades diferentes. Quando adicionamos uma pitada de biologia? Aqui vamos apresentar alguns livros de ficção, de vários gêneros literários, com algum tema de biologia é abordado na obra.


E para você que é professor ou pretende ser, já fica a dica de livros de ficção com temas de biologia que podem ser usados para contextualizar certos conteúdos aos seus alunos. A recomendação dos livros aqui indicados seria para Ensino Médio e Ensino Superior.


A escolha dos livros de ficção, aqui apresentados, foi feita a partir de sugestões da equipe do PB. O critério mais importante para a seleção foi: a obra ter publicação no Brasil. Nós selecionamos e misturamos obras famosas, clássicos da literatura e obras não tão conhecidas do grande público.


Ressaltamos que a ordem que as obras aparecem aqui é meramente alfabética!



Lista de livros de ficção envolvendo Biologia:



2084


Temas: aquecimento global; ecologia; mudanças climáticas


Capa do livro 2084: Uma ficção baseada em fatos reais sobre o aquecimento global e o futuro da Terra de James Lawrence Powell.

(Fonte: Amazon)


O ano é 2084, e os efeitos do aquecimento global estão em toda parte. Inundações, secas, o aumento do nível do mar, guerras por recursos e migrações em massa afetam todos os países.


É nesse futuro catastrófico em que a obra de ficção do geólogo estadunidense James Lawrence Powell se passa. Em seu livro, Powell simula entrevistas com cientistas, líderes políticos e cidadãos de todo o mundo que relatam e descrevem os impactos irreversíveis que o Aquecimento Global teve sobre o planeta e na humanidade.


Mesmo sendo uma obra ficcional, 2084: Uma ficção baseada em fatos reais sobre o aquecimento global e o futuro da Terra (título da obra no Brasil) foi escrita baseada no conhecimento científico atual que a humanidade detém sobre as mudanças climáticas e suas consequências. Criando possíveis cenários que podem se tornar realidade no futuro do planeta.


Professor:


Sugerimos trazer uma discussão sobre cientistas que acreditam na existência do aquecimento global versus os cientistas que defendem a não existência deste fenômeno. Este livro, diferente dos demais, tem recomendação para ser trabalhado também com o Ensino Fundamental.


Leia a reportagem da BBC que analisou as 4 alegações que mais viralizaram no ano de 2020 sobre a negação das mudanças climáticas:




Admirável mundo novo


Temas: ética na ciência; manipulação genética; neurociência


Capa do livro Admirável mundo novo de Aldous L. Huxley

(Fonte: Amazon)


Admirável mundo novo se passa em um futuro distópico, ou seja, em uma sociedade opressora e totalitária, organizada por castas. Cada casta é composta de indivíduos gerados em linhas de produção por meio de manipulação genética. É em meio a essa sociedade autoritária e uniforme, que acompanhamos a busca do psicólogo Bernard Marx por sensações intensas e sua individualidade.

Escrito pelo célebre escritor e filósofo inglês Aldous L. Huxley, Admirável mundo novo é um dos livros de ficção científica mais famosos no mundo. A obra critica governos totalitários, ao mesmo tempo que discute a ética na ciência, na psicologia e na manipulação genética.


Professor:


Discuta com os alunos se eles acham que gerar seres humanos por manipulação antes do nascimento seria certo. Você pode trazer trechos do livro para eles, e ver o que os alunos acham que acontece no final da história (sim, esta é a versão com spoilers).



As águas-vivas não sabem de si


Temas: biologia marinha; etologia; oceanografia


Capa do livro As águas-vivas não sabem de si de Aline Valek

(Fonte: Amazon)


Criada pela escritora brasileira Aline Valek, As águas-vivas não sabem de si se passa em uma estação de pesquisa isolada a 300 metros de profundidade no oceano. É neste ambiente escuro, silencioso e rodeado pela imensidão oceânica que acompanhamos a rotina da personagem Corina e de seus outros quatro colegas pesquisadores.

A missão principal do grupo é testar trajes especiais de mergulho, porém o cientista chefe da pesquisa tem seus próprios objetivos: encontrar vida inteligente nas profundezas oceânicas. Ele fará o que for possível para realizar esta obsessão.

Formas de vidas curiosas e inexploradas, sons estranhos captados pela equipe e dilemas pessoais complementam a atmosfera de suspense que permeia o livro. O que será que nos aguarda nas regiões abissais?


Professor:


Você pode trabalhar as características de animais que vivem nas regiões abissais. Além de promover discussões de como a vida marinha influencia a vida terrestre e vice-versa. Recomendamos o seguinte documentário que aborda sobre a ecologia marinha:



50 livros gratuitos estão te esperando para serem baixados. Baixe aqui a

coletânea exclusiva sobre ensino de ciências e biologia. Eles irão contribuir com seu processo formativo como professor. É gratuito!



Eu sou a lenda


Temas: microbiologia; mutação; pandemia


Capa do livro Eu sou a lenda de Richard Burton Matheson

(Fonte: Amazon)


Em um futuro pós apocalíptico, a humanidade foi dizimada por uma doença misteriosa. Os infectados sobreviventes se tornaram uma espécie feroz de “vampiros” sedentos por sangue e sensíveis à luz solar. Em meio a este ambiente desolador, (sobre)vive Robert Neville, o último humano vivo e imune à praga.


Robert, além de caçar vampiros durante o dia, inicia uma pesquisa científica para encontrar as origens desta doença e como ela afeta os infectados. Lidando com suas experiências e descobertas ele acaba encontrando Ruth, uma misteriosa mulher. O encontro acaba selando o destino de Robert, tornando-o uma lenda.

Criada pelo escritor estadunidense Richard Burton Matheson, Eu sou a lenda está entre as obras mais importantes de ficção científica e horror. A obra tenta, por meio de preceitos científicos, explicar o surgimento dos vampiros, como uma pandemia global. E além, segundo alguns especialistas, reformulou o gênero de zumbis na literatura e cinema.


Professor:

Fazer um paralelo com as pandemias, principalmente, com a mais recente de COVID-19. Você pode também trazer uma discussão sobre os métodos de prevenção como a vacinação.


As Formigas


Temas: etologia; entomologia; zoologia


Capa do livro As Formigas de Bernard Werber

(Fonte: Amazon)


O livro aborda duas histórias paralelas: uma delas se passa com uma família francesa que herda uma casa de um falecido tio-avô. Ao se mudarem para a propriedade, eles começam uma investigação sobre a pesquisa que o tio-avô estava conduzindo em seu secreto porão.


Ao mesmo tempo, acompanhamos uma formiga coletora que tem seu grupo coletor dizimado por uma força misteriosa. Determinado a descobrir a causa da morte de seus irmãos, ela começa uma investigação dentro da colônia. Mas isso acaba chamando atenção de certos indivíduos no formigueiro.


No final, as investigações de formiga e humanos acabam revelando segredos surpreendentes que unem as duas histórias. De autoria do escritor francês Bernard Werber, As Formigas é um livro empolgante e envolto em mistérios e conspirações, que explora de forma curiosa o mundo das formigas.


A obra ganhou duas continuações intituladas no Brasil de: O Dia das Formigas e A Revolução das Formigas.


Professor:


No livro, o autor traz para a linguagem humana como seria a comunicação entre formigas. Com isso, você poderia trazer o debate se animais não humanos se comunicam, os tipos de comunicação e até abordar sobre inteligência em animais.


Você vive o desafio de incluir seu aluno Surdo na sala de aula? Torne suas aulas muito mais acessíveis utilizando nosso E-book: Guia para incluir estudantes com surdez em sala de aula.


A guerra do fogo


Temas: evolução; paleoantropologia; pré-história


Capa do livro A guerra do fogo de Joseph Henri Honoré Boex (publicado com pseudônimo J.H. Rosny aîné)

(Fonte: Amazon)


A vida da tribo do povo Oulhamr foi organizada em torno do fogo. Em uma noite trágica, uma tribo rival ataca e leva seu bem mais precioso: o fogo. Incapazes de ascender um novo, a tribo se desespera até que um jovem valente chamado Noah se voluntaria para ir em uma busca de fogo.


Assim inicia-se a aventura de Noah e seus companheiros. Em um mundo repleto de perigos, estes humanos pré-históricos devem enfrentar mamutes, leões gigantes e outros grupos humanos em busca do precioso fogo.


Esse romance ficcional, que se passa há cerca de 100,000 anos atrás, foi escrito pelo romancista e filósofo franco-belga Joseph Henri Honoré Boex (usando seu nome fictício J.H. Rosny aîné). O autor nos conta uma história de um tempo antes da História, nos mostrando o modo de vida, os perigos e a sociedade humana pré-histórica.


Vale ressaltar que Boex ao escrever seu romance se baseia nos conhecimentos científicos de sua época (final do século XIX e início do XX). Assim, alguns comportamentos e fatos descritos podem não condizer com a realidade pré-histórica, baseada nos conhecimentos e descobertas atuais.


Professor:


Noah e seus companheiros empreendem em uma jornada à procura de um recurso essencial para sua sobrevivência, no caso o fogo. Através dessa situação, é possível fazer um paralelo de como os organismos (inclusive os humanos) disputam a obtenção de recursos na natureza. Trazendo conceitos ecológicos como: nicho, competição e dispersão de espécies.



Herdeiros do tempo


Temas: astrobiologia; ecologia; evolução


Capa do livro Herdeiros do tempo de Adrian Tchaikovsky

(Fonte: Amazon)

A Terra se encontra devastada. Os últimos humanos sobreviventes, desesperados, abandonam o planeta esperançosos de que um novo lar possa ser encontrado no espaço. Surpreendentemente, encontram um planeta terraformado e preparado para a vida humana. Fruto do trabalho de seus antepassados.


Entretanto, o planeta seguiu um curso inesperado. Novos habitantes já ocupam o planeta, estruturados em uma nova sociedade. O que parecia ser a salvação da humanidade, se torna um conflito iminente pela sobrevivência quando estas duas civilizações se colidem.


O livro do escritor inglês Adrian Tchaikovsky, nos faz refletir sobre a evolução da humanidade. Desde dos conflitos pré históricos com outras espécies humanas, até os conflitos sociais atuais. A premiada obra de Tchaikovsky recebeu duas continuações, porém ambas ainda sem publicações do Brasil.


Professor:


Existe vida fora da Terra? Que tal trazer essa discussão para sala de aula? Separamos duas matérias que tratam, respectivamente, da recente descoberta de uma nova categoria de planetas, e de achados que sustentam a hipótese de que “ingredientes” para formação da vida na Terra poderiam ter vindo do espaço:



Homem-máquina


Temas: bioengenharia; engenharia biomédica; transumanismo


Capa do livro Homem-máquina de Max Barry

(Fonte: Amazon)


O Dr. Charles Neumann é um engenheiro mecânico que trabalha em uma uma empresa de pesquisa militar. Durante um de seus experimentos, ele acaba sofrendo um acidente de trabalho que amputa uma de suas pernas. A partir daí ele começa a se interessar por próteses de perna e acaba desenvolvendo uma.


As próteses que ele constrói são tão avançadas que ele resolve amputar a perna restante para poder desfrutar de seu invento. Isso desperta nele a vontade de substituir outras partes de seu corpo por partes mecânicas. Nesse meio tempo ele conhece e se apaixona pela fisioterapeuta Lola Shanks, que o incentiva em seu objetivo de se tornar um homem-máquina.

Criada pelo escritor australiano Max Barry, Homem-máquina é uma divertida (e estranha) história onde o autor critica nossa dependência por tecnologia e traz a discussão de um assunto que vem saindo das páginas da ficção e adentrando na ciência moderna, o transumanismo.


Professor:


Aproveitando a crítica exposta no livro, é possível realizar em sala discussão de quais tecnologias seus alunos acham que somos dependentes na atualidade. E de qual tecnologia eles acham que são dependentes.



A ilha do Doutor Moreau


Temas: direito animal; ética na ciência; evolução


Capa do livro A ilha do Doutor Moreau de H. G. Wells

(Fonte: Amazon)

Após ser salvo de um naufrágio, o naturalista inglês Charles Prendick é levado para uma misteriosa ilha no Pacifico. Nela ele conhece o Dr. Moreau, um cientista, também inglês, que foi expulso de seu país devido a seus experimentos polêmicos, e um tanto cruéis, com animais.

Ao conviver com o doutor, Prendick descobre o resultado das terríveis experiências biológicas realizadas na ilha. A criação de uma nova raça de criaturas meio-humanas e meio-feras.

A ilha do Doutor Moreau é uma das obras mais famosas do renomado escritor inglês H. G. Wells. Lançada no final do século XIX, a obra se configura entre os maiores clássicos da ficção científica, e aborda temas como a teoria da evolução darwiniana, a ética na ciência e o uso de animais em experiências.


Professor:


A Ciência não é algo definitivo, está sempre em desenvolvimento. Seu processo de construção é coletivo, feito por diversas pessoas ao redor do mundo. Cada nova descoberta e discussão formam os tijolos deste processo.


Isso pode ser trazido e discutido em sala. Abordando sobre o papel do cientista antes, durante e depois dos experimentos. Como material de apoio, deixamos o artigo da Fapesp discutindo como falsos resultados de pesquisa obrigaram a Science a retratar-se, e reacenderam o debate sobre ciência e ética:



Inferno


Temas: bioterrorismo; ética na ciência; microbiologia


Capa do livro Inferno de Dan Brown

(Fonte: Amazon)


O renomado professor de símbolos religiosos Robert Langdon acorda em um hospital em Florença, sem ter lembranças das últimas 36 horas de sua vida. Desorientado, ele tenta fugir do hospital e acaba conhecendo a jovem médica Sienna Brooks. A médica tinha em posse um objeto misterioso encontrado no paletó do professor.


O objeto é o início de uma série de enigmas e códigos baseados na obra literária A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Esta jornada de mistérios levam ambos ao encalço de um bioterrorista que pretende lançar um vírus que eliminará ⅓ da humanidade, com o intuito de controlar o excesso populacional.

Do mesmo escritor de O Código da Vinci, o estadunidense Dan Brown, Inferno é mais uma das obras protagonizadas pelo professor Langdon, em uma aventura cheia de enigmas que nos mostra detalhes da história, arte e religião. Com uma pitada de ficção científica em torno de um vírus mortal produzido em laboratório e a discussão sobre o complexo tema do crescimento demográfico.


Lembrete: Não é obrigatório ter lido a obra A Divina Comédia de Dante para poder acompanhar a história. Mas fica a dica caso você queira conhecer uma das importantes obras da literatura ocidental.


Professor:


Essa obra nos proporciona abordar duas discussões que, nos últimos tempos, estiveram em alta.


A primeira é sobre o crescimento demográfico global e suas implicações sobre a sustentabilidade da Terra. Agora que somos, quase, 8 bilhões de pessoas no mundo. Em paralelo, você também pode abordar um conceito ecológico sobre crescimento de populações de organismos, chamado: potencial biótico.


A segunda discussão trata sobre microrganismos causadores de doenças oriundos de laboratórios. Essa discussão ficou em alta devido à recente pandemia de COVID-19.



Jurassic Park


Temas: clonagem; engenharia genética; introdução de espécies


Capa do livro Jurassic Park de John Michael Crichton

(Fonte: Amazon)

Após o bilionário John Hammond descobrir uma técnica que recupera DNA de fósseis, ele consegue clonar espécies extintas. Obstinado, ele cria um parque temático com dinossauros vivos em uma ilha.


E para testar a segurança de seu novo empreendimento, ele convida alguns cientistas para um fim de semana no parque. Mas algo dá errado, e agora este grupo de pessoas precisa lutar pela sua sobrevivência e arrumar uma forma de sair desta ilha cheia de terrores pré-históricos.

O livro que serviu de inspiração para o famoso filme ganhador de 3 Oscars, foi escrito pelo autor, cineasta e ex-médico estadunidense John Michael Crichton. E ganhou uma continuação intitulada no Brasil como: O mundo perdido.


Mesmo sendo uma obra de ficção, Jurassic Park foi baseado em pesquisas com base científica. Como por exemplo a possibilidade do âmbar preservar estruturas celulares de organismos presos em seu interior. Ou da possibilidade de se “trazer de volta” espécies extintas através da clonagem de seu DNA fossilizado.


Professor:


Como dito anteriormente, a elaboração do livro foi baseada em pesquisas científicas reais. Sugerimos as duas reportagens linkadas no parágrafo acima. E deixamos um recente anúncio inusitado (que até parece fake news) sobre comida feita com carne de mamute! Confira:


Perdido em Marte


Temas: astrobiologia; ciências aplicadas; química


Capa do livro Perdido em Marte de Andy Weir

(Fonte: Amazon)


O astronauta Mark Watney é abandonado acidentalmente em Marte, após a sua tripulação precisar evacuar do planeta vermelho devido a condições climáticas extremas. Sozinho, ele é obrigado a usar seus conhecimentos científicos em engenharia e botânica para sobreviver e enviar um pedido de socorro.


Aplicando a ciência, ele consegue cultivar batatas no solo marciano, produzir água para sua plantação e descobrir uma maneira de se comunicar com a Terra. Através de seu diário de bordo, acompanhamos os sucessos, fracassos, angústias e progresso de Mark ao tentar sobreviver ao planeta vermelho.

Considerado um dos melhores livros de ficção científica, Perdido em Marte é de autoria do romancista e ex-programador de computadores estadunidense Andy Weir. Seu livro se usa de forte embasamento científico para criar e resolver situações que se aproximam da realidade. Como o cultivo de batatas em solo marciano e a não tão distante exploração de Marte.


Professor:


Assim como o livro 2084, Perdido em Marte é uma obra de ficção com forte embasamento científico. Os temas sobre exploração de Marte e o cultivo em solo marciano são recomendações que sugerimos a serem abordados na sala.


E que tal aprofundar as discussões ao abordar: o espaço tem dono? Quem tem direito de explorar os recursos naturais presentes em outros planetas, asteroides e corpos celestes? Conheça um pouco mais sobre o Direito espacial clicando aqui.


Aqui recomendamos apenas alguns livros de ficção que dialogam com temas da Biologia. Há ainda uma várias obras ficcionais, como: Flores Para Algernon de Daniel Keyes; Frankenstein ou o Prometeu Moderno de Mary Shelley; Planeta dos macacos de Pierre Boulle; O problema dos três corpos de Cixin Liu; Vinte Mil Léguas Submarinas de Júlio Verne entre outras obras.


Então, deixe aqui embaixo nos comentários quais são seus livros de ficção favoritos! E quais são suas recomendações literárias!


Livros que viraram filmes


É bem comum obras literárias clássicas ou famosas ganharem uma ou mais adaptações para o cinema e/ou para séries. Aqui vamos mostrar quais dos livros de ficção indicados acima já ganharam uma adaptação.


  • Admirável mundo novo já teve duas adaptações para filmes: Admirável Mundo Novo (1980) e Admirável Mundo Novo (1998). Mais recentemente uma série (com apenas 1 temporada) foi lançada: Admirável Mundo Novo (2020).


  • Eu sou a lenda já teve três adaptações para os cinemas, sendo elas: O Último Homem na Terra (1964) (também intitulado como Mortos que Matam); A Última Esperança da Terra (1971); e a mais recente adaptação Eu Sou a Lenda (2007), estrelando Will Smith.




  • A ilha do Doutor Moreau já teve algumas adaptações em filmes, sendo uma delas A Ilha do Dr. Moreau (1996).






  • Perdido em Marte teve uma adaptação cinematográfica: Perdido em Marte (2015), estrelando Matt Damon. O filme recebeu 7 indicações ao Oscar.



Para você professor


A utilização de livros de ficção em ambiente escolar ainda sofre certa hesitação e "preconceito”, seja no ensino de ciências, seja na introdução à literatura. A dúvida de como incluir o livro de ficção em sala de aula pode ser outro empecilho na vida do professor.

Para ajudar você, professor, a superar estas barreiras, deixamos aqui dois textos. Um deles aborda a utilização da literatura de ficção científica na escola, o segundo propõe um passo a passo para a escolha do livro literário, confira:



E caso você queira se aprofundar no tema, deixamos como indicação o seguinte trabalho acadêmico:

Estas sugestões visam te orientar e ampliar suas possibilidades didáticas, te ajudando a atingir diferentes habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Sente que precisa tornar suas aulas mais interessantes, mas não sabe o que fazer nem por onde começar? Acesse aqui os recursos do PB Digital. São vários aplicativos, softwares e sites para a sua aula de Biologia!

É professor do ensino médio e deseja abordar os livros em sala? Entenda quais livros mais caem no ENEM. Clique aqui para acessar.


Quer conhecer mais recomendações culturais? Então não deixe de acessar nosso Instagram para não ficar por fora! E leia alguns de nossos textos:



Escrito por: Nicolas Nathan dos Santos

Revisado por: Júlia Quintaneiro



Como citar este texto:


SANTOS, N. N.; QUINTANEIRO, J. Procurando livros de ficção envolvendo Biologia? Confira algumas dicas aqui!. Potencial Biótico. Disponível em: <https://www.potencialbiotico.com/post/livrosdeficcao>. Acesso em:


 

Nicolas Nathan dos Santos

Revisor

Biólogo Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente e Especialista em Arborização Urbana. E ávido espectador da magia do mundo (real e imaginário).




Aqui você encontra mais textos meus:


 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page